Economia

Marcelo Rebelo de Sousa em Albufeira no encerramento do Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo

 
Está confirmada a presença do Presidente da República, no encerramento do Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que acontece na NAU Salgados Palace, em Albufeira, entre 10 a 12 de novembro.

A abrir os trabalhos, o congresso conta com a intervenção do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, que será o ponto de partida para os dois dias de debate.
 
No dia 12 de novembro, o evento termina com as intervenções de Raul Martins, presidente da AHP, que fará um balanço dos trabalhos, da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
 
Esperam-se muitos oradores nacionais e internacionais, em que um dos temas quentes da atualidade do setor será debatido logo na manhã do primeiro dia, no painel “A importância da acessibilidade aérea na recuperação do turismo em Portugal”. Moderado por Rosália Amorim, Diretora do Diário de Notícias, com as intervenções de Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP Portugal; Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroportos; e José Lopes, Diretor para Portugal da Easyjet.
 
No período da tarde, a sessão plenária estará centrada sobre  “O Financiamento das empresas hoteleiras”. Jorge Marrão, partner da Deloitte, irá conduzir este painel que terá como convidados Beatriz Freitas, CEO do Banco Português de Fomento; Javier Arús, Managing Partner – Hotels do AZORA Group; e João Veiga Anjos, Head of Corporate Investment Bank do Santander.
 
As 3 sessões paralelas são outra das novidades deste congresso. Depois de ter anunciado a sessão sobre o “Capital Humano”, a organização divulga agora os oradores das outras duas sessões:  “Digitalização das empresas hoteleiras” é a sessão moderada por Duarte d’Eça Leal, Founder of The Independente Collective, REBEL & Convex Capital, que conta com as intervenções de John Antunes, Executive Director dos SANA Hotels; Teresa Barros, Founder & CEO da Xpose; Ricardo Valente, vereador de economia, turismo e comércio na Câmara Municipal do Porto; e Miguel Barbosa, Investment Director de Turismo na Portugal Ventures.
 
A última sessão  é sobre “Sustentabilidade do negócio e responsabilidade das empresas”: “Built back better” enquanto oportunidade para as empresas capturarem os benefícios da adoção do [cada vez mais incontornável] framework ESG (Environmental, Social and Governance).
 
Como Keynote Speaker, Margarida Couto, Sócia da Vieira de Almeida & Associados e Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis. Na mesa redonda estará com Rebeca Ávila, VP Comunicação & Responsabilidade Social Corporativa para a Europa do Sul do Grupo Accor; Leonor Picão, diretora coordenadora da Valorização da Oferta do Turismo de Portugal; e Eduardo Moura, diretor-adjunto de Sustentabilidade da EDP.
 
A moderação fica a cargo de Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP.
 
As incrições para o congresso terminam hoje, dia 5 de novembro. Para saber todas as novidades e consultar o programa, visite o site do evento: https://congresso.hoteis-portugal.pt