No próximo dia 5 de novembro, Vilamoura será palco da 1ª Edição da Marcha pela Preservação da Fertilidade organizada pela clínica IVI e coorganização da Free Challenge.
O ponto de partida é às 10h00 na Praça do Mar. Existem dois circuitos disponíveis: um de 5 km e outro alternativo de 7,5 km. A inscrição é gratuita, no entanto, é necessário fazer um pré-registo online em https://
ivi.pt/marcha-preserva/.
Segundo a organização são esperados mais de 100 participantes.
A marcha visa sensibilizar a população para a possibilidade de preservar a fertilidade. Muitas das pessoas a quem é diagnosticado cancro não sabem que é possível preservarem a sua fertilidade, ou seja, congelarem os óvulos e os espermatozoides.
Além disso, em alguns casos essa informação chega tardiamente, impedindo a preservação antes do início dos tratamentos de quimio e radioterapia.
Além de tóxicos os tratamentos podem prejudicar a fertilidade. “Após a superação da doença pode ficar em causa a realização do sonho de ter um filho, especialmente nas camadas mais jovens. É esta a maior motivação que nós, enquanto profissionais de saúde, temos para organizar esta marcha”, comenta a enfermeira Joana Freitas do IVI Faro.