Loulé

Margarida Correia

 
 
É Presidente da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e, em seu entender, “este talvez seja o meu maior desafio enquanto profissional, já que tenho de conciliar a pessoa que sou com os objetivos a que me propus atendendo aos meios que tenho ao dispor.”

Foi eleita como independente nas listas do PSD, sendo que, o seu principal objetivo "manter-me fiel aos meus princípios, continuar a ser a mesma pessoa, a Margarida que a população sempre conheceu. O que me move é conhecer as necessidades da população, tentando dar respostas adequadas, na maioria coisas simples, pois grandes projetos não há dinheiro para tal. 
 
Ouvir as pessoas é fundamental sendo que mesmo isso é difícil, pois por muito que faças, nesta área as pessoas acham sempre pouco.
 
É gratificante poder ajudar e contribuir para melhorar a qualidade de vida das populações, mas ao mesmo tempo, complicada a tarefa de não conseguir fazer tudo aquilo que gostava e no qual acredito". 
 
O desabafo de uma autarca que, durante muitos anos viveu distante da política partidária, mas perto dos anseios das gentes do interior algarvio, muitas vezes esquecidas pelos centros de decisão.
 
Natural de Querença e com um vasto currículo profissional e desportivo, Margarida Correia nasceu a 27 de Novembro 1969, desde muito cedo que conheceu bem de perto a importância dos estudos e do conhecimento como forma de dar resposta às necessidades de cada tempo.
 
É licenciada em Educação Social, pela Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, sendo que o seu percurso tem sido muito pautado pela prática, pelo contato direto com a realidade, em especial do interior algarvio e baseado no encontro de alternativas para zonas mais vulneráveis e carenciadas.
 
Uma apaixonada pelo desporto, Margarida Correia não abdica dessa vertente que insiste em conciliar com qualquer desafio profissional e familiar. 
 
Possui o Curso de Certificação de Instrutores Schwinn Cycling, o Curso de Monitores do Método Pilates I, Em termos desportivos, possui ainda o Curso de Instrutor de Energy Cycling, ministrado pelo IFAD – Instituto de Formação de Actividades Desportivas.
 
É detentora de Cédula PROCAFD – Profissionais Responsáveis pela Orientação e Condução de Actividades Físicas e Desportivas, emitida pelo Instituto de Desporto de Portugal em 2011.
 
Instrutora de Clycling e de Pilates. Desde 2011 que assume o título de Atleta Federada em ORI_BTT do Club Btt Terra de Loulé, sendo de destacar a participação em diversas provas de caráter regional e nacional.
 
Através da Associação In Loco a que esteve ligada durante vários anos, Margarida Correia possui Formação em Planeamento Estratégico, Marketing Territorial, Trabalho em Equipa e Dinâmicas Participativas, Formação em Elaboração de Candidaturas e Gestão de Projecto, Formação E-Informação, Formação E-Learning, entre outras.
 
Entre 1992 e 2013, assumiu funções de Técnica de Animação Territorial da Associação In Loco, nas freguesias de Ameixial, Tôr, Querença e São Sebastião, no concelho de Loulé. Com essa função promoveu o apoio no encaminhamento, divulgação, inscrição e acompanhamento de adultos para o Centro de Novas Oportunidades da Associação In Loco.
 
Foi Facilitadora de Balanço de Competências de alunos das Escolas Profissionais de Alte e de São Bartolomeu de Messines, no âmbito do Projecto INSISTE – Iniciativa Comunitária EQUAL (2005-2007) e Facilitadora Intergeracional, no âmbito do Projecto RITA – Iniciativa Comunitária EQUAL (2005-2007).
 
Integrou a Organização e participação em feiras de promoção de produtos locais, fez o acompanhamento de promotores de projetos, na conceção de candidaturas e encaminhamento ao Proder e outros instrumentos de financiamento.
 
Também teve a seu cargo a elaboração de candidaturas aos apoios ao rendimento agrícola bem como o apoio e acompanhamento de explorações agrícolas no âmbito do Projecto em Torno da Cabra Algarvia.
 
Com experiência também no apoio ao licenciamento de unidades produtivas artesanais (queijarias, destilarias…), Margarida Correia integrou como entrevistadora, o Recenseamento Geral da População e Habitação na Freguesia de Querença pelo Instituto Nacional de Estatística.
 
Do seu currículo consta a elaboração e coordenação do Boletim Informativo Mensal da Freguesia de Querença, O Maltês (última edição Abril  2015, nº 192) que desenvolve desde 1998.
 
É detentora de Cédula PROCAFD – Profissionais Responsáveis pela Orientação e Condução de Actividades Físicas e Desportivas, emitida pelo Instituto de Desporto de Portugal em 2011.
 
Tem tempo ainda para se dedicar e dar continuidade ao trabalho na “Associação de Bem-Estar aos Amigos de Querença” da qual é Presidente da Direção.
 
É membro do Concelho Fiscal da Associação de Artes Marciais do Algarve e do Club Btt Terra de Loulé.
 
Foi eleita presidente da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim em 2013 e reeleita em 2017.
(+) Loulé

Rita Cardoso

Artur Neto

Bernardo Lopes

Solange Coelho

José Carlos Fernandes