Sociedade

Maria Cabral dá o mote para o próximo “Conversas à Quinta” no Cine-Teatro Louletano

A convidada desta semana para a rubrica “Conversas à Quinta” é Maria Cabral.

PUB
 
Trata-se de uma iniciativa dedicada à reflexão e debate sobre temas da atualidade e personalidades que a marcam, sendo o local escolhido, o Cine-Teatro Louletano, o dia, a próxima quinta-feira, pelas 21h00.
 
Conforme dá a conhecer nota do Município, Maria Cabral tem ascendência açoriana e reside no Algarve desde 1997. Doutorada em Ciências da Educação, é professora catedrática na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve desde 2005.
 
Com mais de 30 anos de atividade docente, na Universidade dos Açores e na Universidade do Algarve, o seu currículo inclui a lecionação de disciplinas nas áreas das Línguas e da Cultura, da Formação de Professores, da Metodologia de Investigação, da Gestão Cultural e da Comunicação, em cursos de licenciatura e de mestrado.
 
Orientou mais de duas dezenas de teses de Mestrado e de Doutoramento em Ensino de Línguas e Culturas, assim como projetos de pós-graduação em Ciências da Linguagem. Enquanto investigadora, é autora de sete livros e tem diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.
 
De entre os vários cargos desempenhados na Universidade, além da participação na direção de cursos de mestrado e de doutoramento, foi diretora do Departamento de Educação na Universidade dos Açores, bem como presidente do Conselho Científico da FCHS e pró-reitora para a Cultura na equipa reitoral de João Guerreiro, na Universidade do Algarve.
 
Em 2009, assumiu a presidência da direção da Associação Musical do Algarve/Orquestra Clássica do Sul, cargo que mantém até à data.
 
A professora universitária e gestora cultural Maria Cabral é a primeira convidada desta rubrica nesta temporada, vindo falar do papel das orquestras regionais e do seu novo enquadramento legislativo, para além de outras reflexões sobre o panorama cultural nacional e o caso da região algarvia.
 
A conversa, aconselhada para maiores de 12 anos de idade, tem a duração prevista de 90 minutos e entrada gratuita.