Desporto

Marina Bassols Ribera conquista o Faro Ladies Open

Marina Bassols Ribera conquista o Faro Ladies Open
Marina Bassols Ribera conquista o Faro Ladies Open  
 
Marina Bassols Ribera quebrou o jejum de títulos que se prolongava há dois anos ao vencer o Faro Ladies Open, o torneio internacional feminino mais antigo do Algarve e que o Centro de Ténis e Padel de Faro organizou, com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis, entre 2 e 9 de novembro.

PUB

Na final deste domingo, Marina Bassols Ribera (264.ª WTA) impediu a semana perfeita da qualifier Britt Du Pree (554.ª) ao derrotar a jovem dos Países Baixos por 1-6, 6-2 e 6-1 após 1h53.

Quarta cabeça de série, a tenista espanhola de 25 anos não perdeu nenhum set rumo à final, mas a discussão começou com contornos totalmente diferentes. Du Pree foi muito superior do fundo do court e venceu os quatro jogos de resposta para retirar todos os argumentos a Bassols Ribera, mas a mais velha foi rápida a superar o arranque de sentido único.

"No início estava muito nervosa, mas sabia o que é que tinha feito bem e mal e tentei tranquilizar-me. Fui ao balneário focada em dar a volta e voltei animada e positiva para o segundo set porque no ténis as coisas podem mudar a qualquer momento. Ela estava a dominar-me do fundo do court, mas comecei a variar a altura da bola e as coisas caíram para o meu lado", explicou já com o troféu nas mãos.

A vitória na 14.ª edição do Faro Ladies Open deu a Marina Bassols Ribera o 11.º troféu de singulares do palmarés, primeiro em exatamente dois anos. A jogadora natural de Blanes, na Catalunha, já não conquistava um título desde novembro de 2023, quando venceu o segundo de dois WTA 125 dessa época — meses depois chegou à 105.ª posição da hierarquia mundial.

De olhos postos no qualifying do Australian Open, a tenista espanhola ainda terá mais quatro torneios para assegurar esse objetivo agora que a conquista em Faro a aproximou do regresso ao top 200.

Quanto a Britt du Pree, a jovem de apenas 18 anos procurava o segundo título da temporada e da carreira. Apesar de não o ter conquistado, sairá de Portugal, onde competiu nas últimas quatro semanas, com a melhor classificação da carreira, pela primeira vez entre as 500 melhores da hierarquia.