Sociedade

Marinha coordenou operação de auxílio a veleiro em risco de naufrágio a sul da Fuzeta

A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou, hoje, por volta das 9h30, o auxílio a dois tripulantes do veleiro "Vitess" que se encontrava com entrada de água e em risco de naufrágio, a cerca de 1,5 milhas náuticas, o equivalente a 3 quilómetros, a sul da praia da Fuzeta.

PUB
Em comunicado, a Marinha adianta que, após uma chamada de emergência efetuada pelo veleiro, com informação de que havia risco de naufrágio devido à quantidade de água dentro da embarcação, o MRCC contactou o Capitão do porto de Olhão que ativou a embarcação salva-vidas de Olhão e uma lancha do Instituto de Socorros a Náufragos. Também na jurisdição da Capitania de Tavira e de Vila Real de Santo António, foram ainda empenhados meios que apoiaram o veleiro e auxiliaram na escoação da água, diminuindo o risco de naufrágio.
 
O veleiro que acabou por navegar até águas espanholas, por volta das 12h10, passou a ser monitorizado pelo Centro de Busca e Salvamento de Huelva, no trânsito para o porto de Mazagón, conclui a Marinha no documento.