Ambiente

Marinha e a Autoridade Marítima Nacional colaboraram com o Zoomarine na devolução de tartarugas ao mar

 
A Marinha, através da lancha de fiscalização rápida NRP Dragão, e a Polícia Marítima, apoiaram o Zoomarine na devolução ao mar de duas tartarugas reabilitadas, Ulisses e Umiko, a cerca de 20 quilómetros (12 milhas náuticas) a sul de Faro.

Após vários meses em reabilitação no Porto d’Abrigo do Zoomarine, as duas tartarugas, ambas da espécie Caretta caretta, foram resgatadas durante o verão, após terem sido avistadas, em alto mar, por investigadores afetos à AIMM Portugal - Associação para a Investigação do Meio Marinho, uma ONGA que desenvolve parte do seu trabalho em águas algarvias.
 
Umiko que padecia de desidratação ligeira, anemia e tinha a função renal comprometida – adicionalmente, tinha plástico no trato digestivo, chegou ao Zoomarine com 2,3 quilogramas, regressando ao mar com 3,2. Ulisses que revelou ter uma infeção pulmonar e de igual forma, plástico no trato digestivo; chegou ao Porto d’Abrigo com 3,7 quilogramas, tendo regressado ao meio selvagem com 5,4 quilogramas.
 
Esta manhã, as tartarugas embarcaram no NRP Dragão onde a equipa de biólogos do Zoomarine efetuou a sua devolução ao mar, longe da costa por forma a garantir a sua liberdade numa área fora de perigo.​