Apoiado a 100% pelo PRR, o projeto inclui uma série de investimentos, que vão desde a digitalização do comércio local, através da plataforma https://bairrodigital.vrsa.pt/, a instalação de pilaretes eletrónicos nos acessos ao bairro comercial, a instalação de uma rede WiFi urbana, ou a digitalização das infraestruturas, permitindo, por exemplo, monitorizar os locais de estacionamento com recurso a uma app ou a painéis informativos digitais.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Stº António, realçou que a nova plataforma digital que está ao serviço do comércio, é mais uma mais-valia para os consumidores com acesso facilitado às novidades das lojas e restaurantes que integram o projeto. O autarca informou que já aderiram 90 comerciantes, mas a expetativa é que adiram muitos mais.
Álvaro Araújo falou também da instalação de câmaras de videovigilância na área comercial e no centro histórico da cidade. Será possível contabilizar o acesso de pessoas ao Centro Comercial a Céu Aberto, como será um recurso dissuasor de qualquer atividade criminosa, «é uma preocupação que temos, é uma necessidade, porque infelizmente têm surgido algumas situações de insegurança e, nós temos de continuar a ser um território seguro. Os nossos comerciantes têm que se sentir seguros, por isso, a videovigilância é fundamental», justificou.
Ao todo, serão instaladas cerca de 16 câmaras, cujo concurso já foi lançado. Seguem-se os trâmites legais por parte das entidades competentes.