Economia

Marlene Guerreiro reuniu com Miguel Pinto Luz sobre obras "urgentes" na EN2

CM São Brás de Alportel
CM São Brás de Alportel  
A presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, reuniu, ontem, com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

PUB

A edil são-brasense, deslocou-se a Lisboa para fazer pessoalmente um ponto da situação com o Ministério das Infraestruturas e Habitação, sobre as diligências em curso para o restabelecimento  da circulação na Estrada Nacional 2 ao Km 710, no troço que liga o Barranco do Velho a São Brás de Alportel, onde a circulação se encontra interdita por motivos de segurança, bem como reiterar a urgência no avanço da execução do projeto de requalificação da EN2 entre São Brás de Alportel e a ligação à A22 - Via do Infante.

Em comunicado, a autarquia indica que a reunião teve como objetivo "reiterar a necessidade de soluções imediatas para estas duas questões de elevada relevância para o concelho". A requalificação do troço da EN2 até à A22 é uma reivindicação municipal considerada "essencial para ultrapassar graves problemas de segurança rodoviária e promover a atratividade e para o desenvolvimento económico e social do território", considera o Município. 

A esta necessidade soma-se a resolução da interrupção ao km 710+500 da EN2 (sentido Ameixial – São Brás de Alportel) em curso desde junho, obrigando a desvios significativos e provocando fortes impactos na circulação.

Marlene Guerreiro fez-se acompanhar pela vereadora com os pelouros da rede viária, mobilidade e acessibilidade, Mónica Inácio, e o técnico superior do município com responsabilidades nessas áreas, Eng.º Hélder Rosa.

A presidente manifestou ainda disponibilidade para colaborar em todos os procedimentos técnicos e administrativos que permitam acelerar os processos, garantindo que São Brás de Alportel "não pode continuar a esperar por soluções que são fundamentais para o presente e o futuro do concelho".

O ministro Pinto Luz apresentou o calendário de ação para as intervenções. Relativamente ao corte da via a norte do concelho, afirmou que o procedimento aguarda cabimentação pelo Ministério das Finanças, estimando-se um prazo de 6 meses para execução da obra. Marlene Guerreiro sublinhou ainda as consequências que esta situação está a causar na estrada municipal 1202, que está a ser alvo de uma utilização excessiva dada a interrupção e como tal a necessidade da sua reparação após a reposição da circulação, tendo ficado acordado que esta intervenção seria levada em conta no âmbito dos trabalhos.

Relativamente à obra de requalificação da EN2 a sul do concelho, e a sua ligação à Via do Infante, o ministro assumiu avançar com o lançamento do concurso no terceiro trimestre de 2026 para arranque da obra em 2027, sendo no entanto necessário obter a desintegração deste troço da via da concessão Algarve Litoral, a qual é objeto de um litígio em Tribunal  com o Estado, situação que a manter-se impede a realização de qualquer obra. Perante a manutenção  desta situação, Marlene Guerreiro prometeu com o seu executivo, avançar com um conjunto de diligências para que o processo seja desbloqueado.

Na ocasião, foram ainda abordados outros assuntos, nomeadamente um acordo na partilha de jurisdição de troços de vias: a oportunidade de integrar na jurisdição do município um troço urbano da EN2 , para uma maior eficácia na sua manutenção, e por outro lado a integração na jurisdição das Estradas de Portugal um troço da EN270, para uma melhor gestão.