Os dias têm sido bastante quentes em todo o território do continente, mas as previsões apontam para uma subida dos termómetros nos próximos dias.
Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, o tempo quente vai marcar o fim de semana e prolongar-se até quarta-feira, com as temperaturas máximas a variar entre 32 e 42 graus e as mínimas a ultrapassar os 20.
As noites também estão quentes e convidativas a espaços de lazer em contacto com a natureza, mas na próxima semana, “terá mesmo de sair à rua!” com os valores previstos de mínimas.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de sábado as temperaturas máximas e mínimas vão subir na generalidade do território devido a uma massa de ar quente e tropical vinda do norte de África.
O vento vai rodar para o quadrante leste e transportar uma massa de ar quente e seca do interior da Península Ibérica e do norte de África. Essa massa vai dar lugar a um episódio de tempo quente na generalidade do território com máximas a variar entre 32/34 e os 40/42 graus Celsius em alguns locais.
Durante a noite, os termómetros vão registar valores entre os 20 e os 25 graus, com exceção das terras altas.
O Algarve vai contar com vento de sueste, em especial no período da tarde.
Com a previsão de tempo quente, o IPMA emitiu um ‘Aviso Amarelo’ para os 18 distritos de Portugal e redobrou os cuidados para com os incêndios.
Também se renovam os cuidados para com a exposição solar reforçando a importância de usar protetor solar, chapéu, óculos escuros e hidratar bem o corpo com a ingestão de líquidos. Atenção especial aos idosos e crianças nesta fase de maior calor. Devem procurar-se locais mais frescos e evitar os períodos de maior intensidade do sol.