Uns dias antes do calendário, a chuva e o vento antecipam a chegada do Inverno em praticamente todo o território do continente. Para já, é um Inverno com pouco frio!
A ondulação forte e o vento também fazem parte das preocupações das autoridades.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de sudoeste com 2 a 3 metros, sendo 3 a 3,5 metros a norte do Cabo da Raso até ao início da manhã.
Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros.
Para as regiões do norte e centro, o mesmo instituto de previsão dá conta de uma segunda-feira com céu muito nublado, períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte e persistente e vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral até final da manhã e sendo forte com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras altas.
Está também prevista neblina ou nevoeiro em alguns locais e subida da temperatura mínima.
No sul prevê-se céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva, por vezes forte, diminuindo de intensidade e de frequência a partir da tarde, sendo em geral fraca no Baixo Alentejo e Algarve.
A previsão aponta também para vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral oeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora a norte de Sines até final da manhã e sendo forte com rajadas até 80 quilómetros por hora nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.
As temperaturas mínimas vão subir em praticamente todo o território.
Em Lisboa, os termómetros vão variar entre 15 e 18 graus Celsius, no Porto entre 13 e 16, em Viana do Castelo entre 13 e 16, em Vila Real entre 11 e 11, em Viseu entre 11 e 12, em Bragança entre 7 e 9, na Guarda entre 8 e 9, em Coimbra entre 13 e 16, em Leiria entre 13 e 17, em Castelo Branco entre 10 e 14, em Évora entre 12 e 16, em Santarém entre 14 e 18, em Beja entre 13 e 19 e em Faro entre 17 e 20.