Sociedade

Mau tempo com previsão de neve para Monchique

 
Depois de alguns dias convidativos ao ar livre e quase que a antecipar a Primavera no Algarve, eis que o Inverno marca a sua presença como a estação do ano em vigor!

 
Com a descida das temperaturas, a previsão de chuva e vento forte, o IPMA avança ainda com a possibilidade de queda de neve em Monchique.
 
Segundo as previsões do IPMA, as condições Atmosféricas vão agravar-se ao longo do dia de sexta-feira e durante o fim-de- semana em todo o território do continente.
 
O Instituto Português do Mar e Atmosfera avança com previsões de uma sexta-feira com avisos para quase todo o continente e o fim-de-semana não será diferente.
 
Chuva e vento forte colocam praticamente todos os distritos do continente em alerta amarelo, com exceção para Évora.
 
A partir da tarde, o alerta passa a laranja para os distritos do norte e centro, devido à previsão de queda de neve. 
 
O IPMA prevê para esta sexta-feira céu muito nublado ou encoberto no continente, com boas abertas nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a partir da tarde. No entanto, no litoral norte e centro, haverá períodos de chuva que se estenderão às restantes regiões. A chuva poderá ser forte, passando gradualmente, a partir da tarde, a regime de aguaceiros acompanhados de trovoada.
 
Está também prevista queda de neve acima de 1000/1200 metros de altitude, descendo a cota para 400/600 metros no final do dia, vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se moderado a forte no litoral, rodando para noroeste a partir da tarde, e tornando-se forte no litoral com rajadas até 90 quilómetros por hora, em especial a sul do cabo Mondego.
 
Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte de sudoeste, tornando-se forte a muito forte com rajadas até 110 quilómetros por hora, em especial nas regiões centro e sul, rodando para noroeste a partir da tarde e pequena descida da temperatura máxima.
 
Há ainda avisos por causa da agitação marítima em toda a orla costeira e também na Madeira. 
 
Para além dos avisos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil emitiu um alerta para a possibilidade de inundações nas zonas mais vulneráveis, por causa do agravamento das condições meteorológicas.