Sociedade

Mau tempo: Desativado Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil em Monchique

Foto - Algarve Primeiro
Foto - Algarve Primeiro  
A Câmara de Monchique desativou hoje o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, ativado na semana passada devido ao mau tempo provocado pela depressão Leonardo, foi hoje anunciado.

PUB

A decisão foi tomada por unanimidade pela Comissão Municipal de Proteção Civil, tendo o plano sido desativado pelas 17:10, indicou o município em comunicado.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil foi desativado “tendo em conta o desagravamento das condições meteorológicas e a diminuição de situações relevantes”, lê-se na nota.

Segundo a autarquia, durante o período de vigência do plano, em 04 de fevereiro, os diversos agentes de Proteção Civil responderam a mais de 150 ocorrências, entre as quais quedas de árvores e deslizamentos de terra.

Em resultado dos episódios provocados pelo mau tempo, “houve necessidade de proceder ao corte de várias estradas municipais e nacionais”, refere o município.

No entanto, adianta, mantêm-se ainda interditas à circulação algumas vias, nomeadamente: a Estrada Nacional 266, na zona do Pé da Cruz, na zona do Miradouro das Caldas e no sítio Gil Bordalo, todas no sentido Monchique Portimão.

A interdição estende-se também ao Caminho Municipal 1073-2 (Semedeiro - Covão Ceiceiro), Estrada Regional 266 (Fonte da Amoreira - Cantina), Caminho Municipal 1014 (Perna da Negra), estrada das Caldas de Monchique, estrada velha de ligação Pé da Cruz/Nave e ao Caminho Rural entre Ponte das Barreiras e Recanto.

Apesar da desativação do plano, a situação no concelho “mantém-se com algumas preocupações”, pelo que a autarquia alerta a população para que se mantenha vigilante.

No mesmo sentido, recomenda que se evitem as deslocações desnecessárias e às zonas afetadas, o não atravessamento de zonas alagadas, a adoção de uma condução defensiva, com principal relevo nas vias afetadas, o cumprimento das indicações das autoridades e a adoção dos cuidados indicados pela Direção-Geral de Saúde quanto ao consumo de água que não seja a da rede pública.