A semana começou com temperaturas amenas para a época do ano e com céu praticamente limpo no Algarve, mas as previsões indicam que “é sol de pouca dura”, já que o mau tempo ameaça “estragar” o resto da semana.
De acordo com as informações recolhidas até ao momento, o mau tempo deverá atingir todo o território do continente já a partir de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e Atmosfera dá conta de vento forte, agitação marítima em toda a costa litoral e precipitação por vezes forte.
O mesmo instituto faz uma especial chamada de atenção para a ondulação forte que se poderá sentir no Barlavento algarvio, com ondas a atingir os 5 metros.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para a possibilidade de inundações, formação de lençóis de água e queda de ramos ou árvores devido à previsão de chuva e vento fortes nas madrugadas de quarta e quinta-feira.
O aviso à população foi emitido na sequência da informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê a ocorrência de precipitação temporariamente forte, em especial no litoral, durante o período entre as 03:00 e as 09:00.
O mau tempo continua pela madrugada de quinta-feira. O IPMA prevê uma situação semelhante à do dia anterior com precipitação forte e intensificação do vento. De acordo com as previsões, o tempo só deverá começar a melhorar a partir de sexta-feira.
A ANPC aconselha a população a evitar atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
Colocar correntes de neve nas viaturas, fixar adequadamente estruturas soltas, tais como andaimes, placards e outras estruturas suspensas, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido ao risco de queda de ramos e árvores, evitar ou ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, por risco de galgamentos costeiros, são outros dos avisos deixados pela ANPC.
A proteção civil aconselha ainda a que não se pratiquem atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.
Algarve Primeiro