Sociedade

Mau tempo ofuscou “II Estafeta chamada para os jogos” em Vila do Bispo

A iniciativa decorreu no Campo de Futebol Municipal de Vila do Bispo, apenas com alunos do 1º ano das escolas básicas do concelho.

PUB
 
Integrada na “VII edição dos Jogos de Quelfes”, Vila do Bispo recebeu, esta segunda-feira a “II Estafeta Chamada para os Jogos”, iniciativa que envolveu as escolas do 1º Ciclo do concelho e que teve como objetivo chamar a atenção para o Olimpismo, enquanto filosofia de vida fundada na educação através do desporto, da cultura e do ambiente, no respeito pelos mais elementares valores éticos universais.
 
Os participantes foram divididos em grupos de três, onde um aluno levava consigo o testemunho e no final do percurso passava-o a outro participante. 
 
Cada testemunho tinha um dos objetivos do olimpismo, como: paz, amizade e amor.
 
Os alunos dos restantes anos não participaram devido ao mau tempo que se fez sentir, o que obrigou ao cancelamento desta iniciativa.
 
Refira-se que, no passado dia 22 de janeiro, Lagos procedeu à entrega do Testemunho da Estafeta ao concelho de Vila do Bispo, representado pela vereadora Rute Silva, que depois entregou-o ao município de Aljezur. 
 
A estafeta "Chamada para os Jogos" é uma corrida, que envolve a transmissão de um testemunho (sob a forma de mensagem), que teve início no dia 5 de janeiro e que está a percorrer as escolas do 1.º Ciclo de diversos concelhos do Algarve e Alentejo.
 
Os Jogos de Quelfes são um movimento que se dedica à promoção da dimensão humanista do Olimpismo. Este movimento é superintendido pelo Comité Internacional Jogos de Quelfes que desenvolve o seu trabalho em Portugal através da Associação Jogos de Quelfes Portugal, colaborando com os Movimentos Olímpico e Paralímpico em diversas iniciativas.