112

Mau tempo: Proteção Civil registou 187 ocorrências no Algarve

Nas últimas 24 horas, o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve registou 187 ocorrências relacionadas com a situação meteorológica adversa que assolou a região com maior incidência na manhã do dia de hoje.

PUB
O sotavento algarvio, nomeadamente os concelhos de Faro (92), Loulé (14), Tavira (17) e Albufeira (13) foram os mais afetados, embora, também em Alcoutim (8), Castro Marim (4), Lagoa (2), Lagos (1), Monchique (2), Olhão (10), Portimão (1), São Brás de Alportel (10), Silves (2) e Vila Real de Santo António (11) tenham ocorrido situações na sequência da precipitação, por vezes forte, e dos episódios de vento forte, que exigiram a intervenção de 410 operacionais no terreno, apoiados por 168 veículos.
 
Fora registadas 130 inundações nas vias publicas, pisos térreos dos edifícios e garagens; 18 quedas de árvore, nove movimentos de massa, seis quedas de estruturas, 17 desobstruções de vias rodoviárias e sete recuperações de veículos afetados no atravessamento de zonas inundadas.
 
Foi realizado o corte da Estrada Municipal 514 - Asseca, Ponte S. Domingos, na freguesia de Santa Maria e Santiago e EN397 – Ponte Ribeira Zimbral, ambas no concelho de Tavira, devido à subida da água, tendo sido consideradas alternativas no acesso às localidades.
 
Segundo a mesma fonte, face às medidas mitigadoras implementadas preventivamente pelas estruturas municipais de proteção civil, foi possível antecipar situações de maior risco, não tendo sido registada qualquer vítima, circunscrevendo-se as consequências a danos materiais.