As previsões dão conta de um agravamento do estado do tempo já a partir de hoje, pelo que as autoridades alertam a população.
De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera, a chuva e o frio estão de regresso nos próximos dias.
As temperaturas vão descer cerca de 7 graus em todo o país.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que, a chuva regressa esta sexta-feira a Portugal continental e mantém-se pelo menos até domingo, podendo ocorrer fenómenos metereológicos adversos em alguns locais.
Segundo o comunicado divulgado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o período em que se prevê o maior agravamento decorre até ao final do dia de sábado.
Para o Algarve, a chuva deverá marcar presença acompanhada de agitação marítima, vento e descida das temperaturas. Esta sexta-feira, os termómetros não deverão ultrapassar os 13ºC no sul do país.
Perante as condições adversas, a Proteção Civil considera que a população deve estar atenta ao "piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo; à possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem e, também, à possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis".
Só na próxima semana é que o estado do tempo deverá melhorar em todo o país.
Algarve Primeiro