Sociedade

Mês cheio de atividade e animação sénior em Portimão

O Dia Internacional da Pessoa Idosa que se assinala hoje, dá o mote para um mês cheio de atividades especialmente dirigidas aos utentes dos Centros Comunitários dos Bairros Coca Maravilhas e Cruz da Parteira e Centros de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras onde não faltam passeios, música, palestras e ações de sensibilização.

PUB
 
O arranque do programa acontece no dia 3 de outubro, com a acordeonista Fernanda Gonçalves, num baile a ter lugar no Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras.
 
A partir de 4 e até 25 de outubro, na Casa Manuel Teixeira Gomes poderá ser apreciada a exposição “Arte Sénior”, uma mostra  de trabalhos manuais em tecido, materiais recicláveis, pintura e lavores realizados ao longo do ano pelos utentes do Centro Comunitário da Coca Maravilhas, da Cruz da Parteira, Centro de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras e da Associação de Reformados do Pontal-Portimão e não só. 
 
Ainda para o dia 4 está agendada uma visita à Quinta Pedagógica de Portimão onde os séniores, para além de poderem observar os animais e acompanharem o dia a dia da Quinta, terão oportunidade de confecionar biscoitos e beber chá de ervas colhidas por estes ao longo da visita.
 
No dia 13 de outubro é tempo de rumar até à capital e visitar o Palácio da Pena em Sintra  e fazer numa viagem no tempo, com lugares apenas reservados a utentes dos Centros de Convívio Sénior.
 
No dia 17 de outubro, o Centro de Convívio das Sobreiras será o local para uma palestra sobre alimentação saudável na terceira idade, enquanto que no dia seguinte, no Centro Comunitário da Cruz da Parteira tem lugar uma ação de sensibilização sobre a separação de resíduos e a importância da reciclagem, dinamizada pela EMARP.
 
Os dias 25, 26 e 27 de outubro serão dominados pela música  com a atuação do grupo de cantares alentejanos da Associação Sénior Autodidata de Portimão (dia 25) e os sons dos cavaquinhos da Casa das Artes (dia 26) no Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, sendo que no Centro de Convívio Sénior de Portimão a acordeonista Fernanda Gonçalves volta a convidar a um pezinho de dança.