A APORFEST anunciou ontem os nomeados para os Iberian Festival Awards 2023 e Loulé continua a figurar, de forma massiva, nesta lista. Festival MED, com 10 nomeações, e Festival Som Riscado, com 4, são os representantes do concelho na 7ª edição dos principais galardões da indústria musical da Península Ibérica, anunciou a autarquia louletana.
No ano em que regressou em pleno aos palcos, o Festival MED celebrou 18 anos com uma das maiores edições de sempre, tendo merecido 10 nomeações nestes prémios: Melhor Festival de Média Dimensão, Melhor Festival Lusófono e Hispânico, Melhor Promoção Turística, Melhor Programa Cultural, Melhor Comunicação e Estratégia de Marketing, Melhor Foto com uma imagem do fotógrafo David Pereira, Melhor Atuação com o concerto dos portugueses Criatura, Melhor Atuação Internacional com o concerto dos colombianos Ghetto Kumbé, Contributo para a Sustentabilidade e Contributo para a Igualdade.
Já o Festival Som Riscado – que já vai na sétima edição - afirmou-se pelas propostas “fora da caixa”. Como tal, está nomeado ao lado de grandes eventos ibéricos, nas categorias de Melhor Festival de Pequena Dimensão, Melhor Espaço (com o Cineteatro Louletano, apesar da realização de atividades incluir também outros espaços da cidade), Melhor Atuação com os Mão Morta Redux, ressuscitados em versão trio com Adolfo Luxúria Canibal, Miguel Pedro e António Rafael, e ainda nomeado na categoria de Melhor Festival Indoor.
Destaque ainda para a nomeação referente a um evento que, não sendo organizado pelo Município de Loulé, teve o Cineteatro como coprodutor. O Festival Política está nomeado para a categoria de Melhor Festival Não Musical.
As votações, para as categorias em que a decisão cabe ao público, decorrem até 16 de janeiro em
https://www.talkfest.eu/nominees. A gala de entrega dos Iberian Festival Awards tem lugar a 11 de março, na cidade da Maia.