Sociedade

Medidas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal assinadas pelo Município de Lagoa

 
Em nota enviada à comunicação social, a autarquia de Lagoa faz saber que, o Presidente da Câmara e representantes sindicais dos trabalhadores do município (SINTAP) assinaram um acordo para implementar medidas previstas no “3 em linha”

 
Segundo a mesma nota, o texto assinado prevê que os trabalhadores do Município gozem de dias de descanso para além do previsto no calendário oficial, como por exemplo o seu dia do seu aniversário, as vésperas de Natal e de Ano Novo, o dia de Carnaval, ou a tarde de quinta feira anterior à Páscoa. Estende também a concessão de dias por falecimento de familiares, a graus de parentesco antes não previstos. Contempla ainda a majoração de dias de férias em função da avaliação obtida por cada trabalhador: 3 dias para o nível excelente, 2 para a nota de relevante e 1 dia para quem obteve a classificação de adequado.
 
Este acordo coletivo de trabalho foi assinado no dia 11 de fevereiro, nas instalações do Município de Lagoa pelo presidente da Câmara Luís Encarnação e pelos secretários nacionais do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de entidades com fins públicos (SINTAP), João Paulo Barnabé e Victor Correia.
 
No mesmo documento lê-se que, “o objetivo é contribuir para a melhoria do clima organizacional. Acreditamos que trabalhadores mais motivados aumentam a sua produtividade e elevam a qualidade dos serviços prestados aos munícipes. Sejam os quase 23 mil habitantes registados em janeiro, ou os 120 mil que estão no concelho em agosto. Garantir a qualidade dos serviços e se possível melhorá-la, é o que pretendemos”, afirmou Luís Encarnação.
 
Participaram neste ato protocolar, para além do executivo municipal de Lagoa, todos os dirigentes da autarquia e os representantes sindicais.
 
A conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal dos trabalhadores municipais, é um desígnio do “Programa 3 em linha” a que a Câmara de Lagoa aderiu no final de 2018, com outras dez autarquias portuguesas pioneiras nesta área.
 
Opções de gestão de recursos humanos deste tipo concorrem para a componente social da sustentabilidade, prioridade política eleita pelo Município de Lagoa em 2020, nomeadamente para o exercício da responsabilidade social que incluí o “Trabalho Digno e Conciliação”.