Sociedade

Melhor professor de Portugal pode ser de Olhão, saiba porquê

 
Os professores portugueses podem concorrer pela primeira vez ao Global Teacher Prize, um concurso mundial que oferece um milhão de dólares ao docente que dê um contributo extraordinário à profissão e à comunidade.

 
Na lista de candidatos está Sabino Soares, professor de Educação Física na Escola EB1 Nº6 de Olhão, que tem levado a cabo um importante trabalho no sentido de promover a empatia, os jogos de grupo e a resolução de conflitos entre as crianças.
 
Este docente usou a meditação e o yoga para atenuar conflitos e os resultados estão a ser surpreendentes.
 
Sabino Soares disse à reportagem da SIC que, “é uma pena que estas atividades estejam agora restritas aos alunos do 4º ano, por imposição do Ministério, pois seria muito importante dar continuidade ao projeto inicial de levar esta pausa ‘M’ a todas as crianças”.
 
Para este docente, candidato ao Melhor Professor do Ano, “tem sido fundamental entrar no mundo dos mais novos, prepará-los para a resolução dos seus próprios conflitos e para saberem lidar com os colegas, pais e professores”.
 
Sabino Soares apercebeu-se desta realidade quando, há sete anos atrás começou a trabalhar nesta escola com alunos carenciados e com problemas muito particulares.
 
“Fiz algumas formações e até dei formação aos professores das turmas para que, em conjunto, trabalhássemos estes problemas com a Meditação”.
 
Escola nº6
 
Ao mesmo canal televisivo, o docente revelou: “Considerei ser importante fornecer esta ferramenta a estes meninos para que melhor soubessem lidar com os seus próprios problemas e, ao mesmo tempo, minimizar a questão da indisciplina que era uma realidade muito vincada nesta escola. Consegui o apoio dos meus colegas e os resultados foram reconhecidos”.
 
Sabino Soares disse, que “este trabalho deve ser transversal a todas as crianças e de todas as turmas, ainda que, neste momento esteja limitado. Nota-se uma melhoria muito significativa no comportamento das crianças e acredito que estamos no caminho certo para ajudar a melhorar esta realidade, não só desta escola”.
 
Antes de iniciarem as aulas, os alunos passam pela pausa “M”, onde respiram e aprendem a meditar com o professor Sabino Soares. Falam dos seus problemas e recebem uma palavra de conforto e encorajamento do docente. Depois, seguem para as aulas gozando dessa paz interior conquista da Meditação e no Yoga. A partir desse momento, estão mais atentos e predispostos para a aprendizagem, bem como muito mais próximos dos seus colegas e professores.
 
Para Sabino Soares, “esta foi a ferramenta que encontrei para melhorar o comportamento nesta realidade”.