Comportamentos

Melhore a sua sanidade mental em 6 passos

 
Numa sociedade em que o tempo parece inimigo do bem-estar e da felicidade, faz sentido encontrar algumas dicas que nos possam ajudar a desfrutar mais do tempo presente, a sermos capazes de fazer escolhas inteligentes e de encontrar o equilíbrio interior que se reflete no exterior através dos nossos comportamentos.

 
Após a leitura de Flávio Gordon na obra “Corrupção da Inteligência” e de algumas passagens de Philippa Perry, no seu livro “Como manter a Sanidade Mental”, resumi seis pontos que me parecem ser muito úteis para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar.
 
1.Mantenha relações gratificantes com aqueles que ama. Liberte o seu lado emocional, ao mesmo tempo que conversa sobre temas que são do seu agrado com pessoas agradáveis. Faça um diário onde vai escrever aquilo que sente em cada momento, seja ele positivo ou negativo. Não tenha medo de se afastar de quem o impede de ser feliz. Se for preciso, diga mesmo que não está interessado em manter a relação. Não precisa de dar muitas explicações, precisa simplesmente de se afastar de quem lhe faz mal e mão o deixa ser e evoluir como pretende.
 
2.Proteja-se de notícias e acontecimentos negativos. A televisão e muitas notícias baseadas no sensacionalismo são destrutivas para a nossa sanidade mental, bem-estar, equilíbrio e esperança no futuro. Mantenha-se informado, mas escolha aquilo que quer saber e ver, não se deixe levar por tudo aquilo que lhe querem mostrar. Decida quando quer ver notícias e o meio que mais lhe agrada. Estas decisões são cruciais para alimentar a sua autoestima e autoconfiança.
 
3.Medite e faça exercícios de auto-observação. Reserve um tempo do seu dia para pensar em si mesmo, para resumir o que fez e o que lhe aconteceu. Concentre-se em si mesmo durante 60 segundos e ouça a sua respiração. Procure não pensar em mais nada durante esse tempo. Depois, liberte o pensamento e permita que, naturalmente a sua mente se organize. Escreva ou faça um esquema sobre aquilo em que está a pensar. Anote as sensações que viveu ao longo do dia. Repita este exercício diariamente podendo aumentar o tempo que reserva para si mesmo. Tenha coragem para determinar os momentos em que tem o telemóvel ligado e quando se reserva no direito de estar só consigo ou com quem ama. Esta afirmação sobre nós próprios é uma base importante para o bem-estar.
 
4.Procure fazer algo novo nem que seja uma vez por semana. Essa é uma oportunidade para se desligar de automatismos e para se libertar para sentir e pensar em algo novo. Vá a um lugar diferente. Converse com um desconhecido, leia algo novo, ouça música, faça uma nova atividade, pratique um exercício físico. Permita-se sentir o seu corpo e ligar-se a si mesmo.
 
5.Estude. Mantenha ativa a sua curiosidade e vontade de aprender. Leia um bom livro, tire um curso que seja do seu interesse, faça uma atividade artística, concentre-se em algo que lhe permita descontrair e estar em pleno alguns momentos por semana.
 
6.Tenha um foco para a sua atenção. O sucesso na vida depende de um foco, daquilo em que se concentra para tirar mais partido das suas capacidades. Treine a atenção focada por exemplo com as atividades de limpeza da casa. Concentre-se no que está a fazer sem pensar em mais nada. Repare em todos os pormenores das suas tarefas. Para além de estar a treinar a sua mente para estar mais ficada, está a tirar mais partido daquilo que está a fazer no momento. Esta atividade é o suporte de todos os pontos descritos anteriormente e permite um aumento das suas capacidades. Depois das tarefas, escreva ou reserve um tempo para libertar o seu pensamento descontraidamente. Irá pensar naquilo em que se quer focar e tirar mais partido de si mesmo.
 
Cuide-se com carinho e aprenda a gostar cada vez mais de si. O amor, a generosidade, a partilha e a ligação positiva aos outros aumentam a sanidade mental e a longevidade, por isso, ame e deixe-se amar!
 
Fátima Fernandes