Sociedade

“Memórias do Tempo e do Património Construído” para ver no Museu de Portimão

No próximo sábado, dia 26 de outubro, é inaugurada às 17h00 no Museu de Portimão a exposição de fotografia “Memórias do Tempo e do Património Construído”, da autoria do arquiteto António Menéres e que, para além do Município de Portimão, conta igualmente com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Delegação do Algarve da Ordem dos Arquitetos.

PUB
 
A mostra reúne um total de 86 fotografias que representam, acima de tudo, um arquivo de memórias do tempo e do património construído e que tantas vezes vem sendo destruído de forma incontida e irreversível.
 
Trata-se de um conjunto de imagens únicas, captadas entre 1953 e 2002, nas contingências e circunstâncias do momento, onde prevalece a vontade de documentar e registar uma parte daquela realidade em permanente mudança que muitas vezes não se vê, mesmo quando com ela somos confrontados.
 
António Menéres, arquiteto envolvido no pioneiro levantamento fotográfico do “Inquérito à Arquitectura Popular em Portugal ” realizado entre 1955 e 1960, documentou as memórias da “arquitetura sem arquitetos”, com todas as suas imensas fragilidades, bem como a estrutura social que nela se exprimia e, naturalmente, com ela foi desaparecendo.
 
A exposição “Memórias do Tempo e do Património Construído”, que ficará patente no Museu de Portimão até 1 de dezembro, apresenta uma visão muito pessoal ao logo dos seus sete temas, seja na arquitetura do sentimento religioso, do trabalho, dos ambientes ou nas velhas memórias, seja nas gentes, nas habitações e nos pormenores existentes no “saber dos detalhes”.
 
Atualmente com 83 anos, Menéres continua a usar a fotografia para estudar e deixar registada a arquitetura anónima, popular, tradicional ou vernácula, aquela que ao longo do tempo foi respondendo à  necessidade de construir com os materiais próprios dos lugares, usando soluções validadas pelo uso, adequadas aos climas e certas com as paisagens.
 
O arquiteto participa regularmente em colóquios e congressos na área do estudo e revitalização do património arquitetónico, tanto em Portugal como no Brasil, continuando a fazer trabalho de pesquisa neste âmbito.
 
O Museu de Portimão pode ser visitado às terças-feiras das 14h30 às 18h00 e entre quartas-feiras e domingos das 10h00 às 18h00, encerrando às segundas-feiras.
 
Algarve Primeiro