Sociedade

Mendes Bota concorre à presidência do Turismo de Portugal

O algarvio Mendes Bota está na corrida à presidência do turismo de Portugal.

PUB
 
O antigo autarca do município de Loulé e conhecido deputado do PSD, prepara-se assim para fazer frente a mais dois candidatos apresentados esta quinta-feira ao Governo.
 
Mendes Bota concorre com João Cotrim de Figueiredo e Pedro Miguel Moreira. 
 
Os nomes dos três candidatos foram enviados ao Governo pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap).
 
A decisão do organismo presidido por João Bilhim foi divulgada no site da Cresap, depois de os resultados terem sido remetidos ao Ministério da Economia, já que a tutela de António Pires de Lima tem sob sua alçada o Turismo de Portugal (cujo anterior presidente era Frederico Costa, que agora está no grupo Visabeira).
 
José Mendes Bota, é algarvio e tem como referência o facto de ter sido presidente da Câmara Municipal de Loulé pelo PSD entre 1982 e 1985.
 
Outro dos candidatos ao cargo é José Cotrim de Figueiredo que, foi vice-presidente da Compal quando Pires de Lima era o responsável máximo da empresa, tendo passado a presidente com a saída do actual ministro da Economia para a Unicer.
 
Quando deixou a Compal, Cotrim de Figueiredo foi escolhido para director-geral da TVI. Cargo que abandonou em 2011, tendo sido substituído por José Fragoso.
 
O último nome pertence a Pedro Miguel Moreira, Administrador-Administrador Delegado da TF Turismo Fundos SGFII, SA desde Junho de 2010.
 
Foi Administrador não executivo da Turismo Capital SCR, SA entre Junho de 2010 e Fevereiro de 2012 e Presidente do Conselho de Administração do OPART E.P.E (Entidade Gestora do Teatro Nacional de São Carlos e da Companhia Nacional de Bailado) entre Maio de 2007 e Maio de 2010. Licenciado, Mestre e Doutor em Gestão pelo ISCTE-IUL, onde é Professor Universitário desde 1998.
 
Docente do INDEG-IUL em Mestrados Executivos em Gestão nas disciplinas de Liderança e Comportamento do Consumidor. Autor dos livros “Liderança e Cultura de Rede em Portugal – casos de sucesso” em 2007 e “Gestão de Pessoas: tendências, qualificações e formação” em 2006.