Cultura

Menina Estás à Janela está de volta às janelas farenses

 
Depois da sua estreia em 2019, de uma bem-sucedida edição online em 2020 e do sucesso do seu regresso ao formato ao vivo em 2021, o Menina Estás à Janela está de volta às janelas farenses.

Organizado pelo curso Profissional de Organização de Eventos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, esta iniciativa consiste, num percurso pedonal ao longo do qual as janelas e varandas de vários edifícios de reconhecido valor arquitetónico e histórico da capital algarvia, servem de palco a diversos artistas das mais variadas áreas das artes e do espetáculo.
 
O Menina Estás à Janela 2022 terá lugar no sábado, dia 4 de Junho e convida a população a um roteiro livre pela cidade de Faro, apresentando, este ano, uma novidade: irá dividir-se em dois períodos distintos:de manhã e à noite.
 
O evento tem início marcado para as 10h00, sendo que ao longo da manhã são 12 janelas que se irão abrir um pouco por toda a cidade. À noite, as atuações têm início às 21h30 no Coreto, passam depois pela janela do antigo Governo Civil e seguem para a Fábrica da Cerveja, onde o evento irá estender-se noite fora, com cerca de uma dezena de atuações.
 
O público poderá escolher livremente a que janelas quer assistir, bastando, para o efeito, dirigir-se às mesmas de forma individual nos horários indicados.
 
Para a organização, a parceria com diversas entidades públicas, privadas e associativas de Faro, tem como objetivo, "reforçar a identidade artística, cultural e patrimonial da cidade, fomentar a atividade comercial da baixa, reforçar a urgência da reabilitação urbana da mesma e oferecer a todos os interessados um espetáculo marcado pelo dinamismo e pela diversidade de expressões, tendo como pano de fundo algumas das mais belas janelas e varandas farenses", lê-se em comunicado.
 
A programação do evento mantêm-se ainda em segredo e será apresentada oficialmente no sábado, dia 21 de maio, pelas 21h30, na Associação Recreativa e Cultural de Músicos. Tal como o evento, a festa de abertura, será igualmente de entrada livre.