O Algarve Primeiro sabe que o velório decorrerá amanhã, domingo, na igreja Matriz de Loulé a partir das 17h00.
O funeral realiza-se na segunda-feira, às 11h30, no cemitério de Querença.
A equipa do Algarve Primeiro, envia sentidas condolências à família e amigos.
Nota de Pesar da Direcção Regional de Cultura do Algarve
É com enorme pesar que recebemos no dia 2 de Setembro, com o Festival F a decorrer, a triste notícia do falecimento de um dos seus mentores, Joaquim Guerreiro, um Homem fazedor de cultura.
No seu percurso de vida esteve associado a inúmeros projetos culturais que integraram várias áreas artísticas.
Destaca-se o seu contributo na dimensão dos grandes festivais do Algarve (como o Med, a Noite Branca e o Salir do Tempo em Loulé, ou o Alameda Beer Fest e o Festival F em Faro), mas, igualmente na valorização da arte contemporânea do Algarve, com a promoção de grandes exposições em espaços não formais, como aquelas a que assistimos no Palácio da Fonte da Pipa, nas Minas de Salgema em Loulé e, mais recente, na colaboração com a Fundação de Serralves, em Faro.
Participou em diferentes formas na vida política local tendo ocupado lugares na Assembleia Municipal, como vereador na Câmara Municipal de Loulé.
Ao nível dos equipamentos culturais deixou uma marca na renovação do Cine Teatro Louletano, na criação do CECAL em Loulé e na gestão e programação cultural do Teatro Municipal de Faro.
Joaquim Guerreiro termina o seu caminho profissional de forma prematura, aos 49 anos, como diretor delegado do Teatro Municipal de Faro.
Congregador de vontades, promovia a união e construía consensos, sendo um dos promotores na origem da proposta recente de candidatura de “Faro, a Capital Europeia da Cultura”.
Com uma enorme subtileza e dedicação foi promovendo a afirmação cultural do Algarve, remetendo-se muitas vezes a um papel tímido e discreto mas de grande convição na defesa da causa pública.
Deixamos, desta forma, uma mensagem de grande perda e enorme gratidão ao Joaquim Guerreiro que tanto deu ao nosso Algarve Cultural, apresentando os nossos sentidos pêsames aos familiares e amigos neste momento difícil.
Nota de pesar da organização do Festival F
O Festival F perdeu, esta madrugada, o seu principal mentor. Arquitecto de afectos e de sorrisos, Joaquim Guerreiro ergueu toda a vida pontes entre as pessoas. Homem sábio, cosmopolita, corajoso e realizador, sonhou o Festival F antes de qualquer um de nós.
Fez este F ser também um F de Amor. Do amor que tinha pela arte, pela vida, por Faro e pelo Algarve. Hoje fazemos o nosso festival cobertos pela dor de o ver desaparecer, mas sempre com a sua liderança e inspiração como mote. Joaquim Guerreiro permanecerá para sempre em tudo o que for este festival.
Não o saberemos fazer de outra forma. Honremos a sua memória, celebrando o seu notável percurso e o Festival F que tanto amava. E celebremos sobretudo a sua vida, curta demais para o tanto que fez e o outro tanto que haveria ainda de fazer. Por Faro, pelo Algarve e por todos nós, obrigado Joaquim.
Nota de pesar da Câmara Municipal de Faro
A Câmara Municipal de Faro e o Teatro Municipal de Faro SM, cumprem o doloroso dever de informar que faleceu hoje, cerca das 3h00, no Hospital de Loulé, o Diretor Delegado do Teatro das Figuras, Joaquim Guerreiro, vítima de doença prolongada.
Joaquim José Ramos Guerreiro, 49 anos, deixa-nos um legado de grande valor humano e profissional. O Festival F, o Alameda Beer Fest, bem como a nova dinâmica e programação do Teatro das Figuras, são algumas das muitas obras que aí ficam, para usufruto de todos os Farenses e que contam com o seu enorme contributo.
Joaquim José Ramos Guerreiro era Diretor Delegado do Teatro das Figuras desde Maio de 2014. Mas antes disso, já tinha papel determinante no desenvolvimento da região, tendo exercido funções com grande mérito, quer enquanto dirigente associativo quer como membro de diversos órgãos autárquicos, tendo sido Vereador na Câmara Municipal de Loulé, com os pelouros da Cultura, Eventos e Turismo, entre 2009 e 2013.
Desempenhou ainda as funções de Chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Loulé e de coordenador, durante oito anos, do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas dessa autarquia.
Nesta triste ocasião, o Município de Faro deixa um voto público de profundo agradecimento a Joaquim Guerreiro e apresenta a todos os seus colegas, familiares e amigos a expressão das suas mais sentidas condolências.
O funeral de Joaquim Guerreiro realiza-se na próxima segunda-feira, pelas 11h30, em Querença. O corpo estará em câmara ardente amanhã, domingo, a partir das 17h00 na Igreja Matriz de Loulé.
Nota de pesar do PSD Loulé
Joaquim José Ramos Guerreiro nasceu a 15 de dezembro de 1967, em Loulé, esteve desde sempre ligado à atividade política da sua terra que tanto defendia e amava. Cidadão dinâmico e com uma visão futurista, mas assertiva, desempenhou sempre cargos de grande atividade, mas também de muita importância. Foi chefe de gabinete de apoio do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, entre 2005 e 2009, tendo sido eleito entre 2009 e 2013, vereador com a responsabilidade de coordenar os pelouros da Cultura, Eventos e Turismo, entre outros.
Licenciado em Gestão de Marketing e Publicidade, Joaquim Guerreiro, foi sempre um homem presente na implementação de sinergias em torno da cultura louletana e algarvia, mas também um defensor acérrimo das preocupações do interior, de onde tinha raízes familiares. Mas foi sobretudo na criação dos grandes eventos como o Festival MED, a Noite Branca e o Salir do Tempo, no concelho de Loulé e posteriormente o Festival F, em Faro, que mais notoriedade alcançou. Atualmente desempenhava o cargo de Diretor Delegado do Teatro Municipal de Faro.
No seu curriculum político destacam-se inúmeros cargos, nomeadamente a presidência da JSD Loulé e JSD Algarve, bem como diversas funções no PSD Loulé e PSD Algarve, sendo atualmente um dos vice-presidentes da concelhia de Loulé.
O PSD Loulé apresenta as mais sentidas condolências à família enlutada e decidiu suspender a campanha até à realização das cerimónias fúnebres, em que o seu início está agendado para amanhã, pelas 17h na Igreja Matriz de Loulé, estando previsto o funeral para segunda-feira, pelas 11h30 em Querença.
Nota de pesar da Câmara Municipal de Loulé
A Câmara Municipal de Loulé vem publicamente dar nota do falecimento, hoje de madrugada, de Joaquim Guerreiro, figura pública muito estimada do nosso concelho e região.
Joaquim Guerreiro apesar da sua juventude desempenhou diversos cargos públicos sempre com dedicação e inteligência, de que se destaca o de Vereador Municipal entre 2009 e 2013.
À sua criatividade e energia Loulé ficou a dever-lhe a conceção e implementação de eventos festivos e culturais de grande valor de que destacamos o Festival MED e a Noite Branca.
À família enlutada a Câmara Municipal de Loulé envia os mais sentidos pêsames.
Nota de pesar da Candidatura de Vítor Aleixo
A candidatura de Vítor Aleixo à Câmara Municipal de Loulé recebeu hoje pela manhã a triste notícia do falecimento de Joaquim Guerreiro.
Joaquim Guerreiro deixou-nos muito jovem quando todos ainda esperávamos da sua criatividade e energia muitas coisas boas para a sua terra e para os seus.
Em sinal de luto a direção da candidatura decidiu suspender durante o dia de hoje todas as ações de campanha que estavam previstas.
À família enlutada enviamos as nossas mais sinceras condolências.