Sociedade

Mercado de Loulé comemora 111 anos com apresentação de livro, música e degustação do folhado louletano

 
É apresentado esta quarta-feira, 3 de julho, pelas 18h30, no Mercado Municipal de Loulé, o livro de fotografias “Gentes no Mercado de Loulé”, da autoria de Vítor Pina.

 
Trata-se de uma iniciativa integrada no programa comemorativo do 111º aniversário deste equipamento, que a autarquia define em comunicado como um “ex-líbris da cidade.”
 
A obra integra 50 fotografias a preto e branco captadas pelo fotógrafo, no âmbito da sua parceria com o projeto municipal Loulé Criativo, durante a atividade de turismo criativo: Loulé Street Photography, aos sábados de manhã. 
 
As imagens centram-se nas gentes que vendem no Mercado mas também nas que acorrem à cidade para visitar ou fazer as suas compras. Na sua obra, Vítor Pina tentou captar o “reboliço” que se vive neste local histórico, assim como a importância das pessoas que o frequentam, explica a edilidade.
 
Fotógrafo e arquiteto paisagista, o seu trabalho fotográfico assume essencialmente vertentes de fotografia de rua.
 
 É o autor do projeto “Algarvios” e vencedor do prémio REFLEX em 2014 e 2019, promovido pela Associação Cais e pelo Novo Banco. 
 
Tem participado em diversos eventos promovidos pela Autarquia de Loulé como o Festival MED, Carnaval de Loulé, Salir do Tempo ou Walking Festival.
 
Nas comemorações dos 111 anos do Mercado de Loulé o Ensemble de flautas da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, irá protagonizar um momento musical onde haverá espaço para a degustação do tradicional folhado de Loulé, atualmente em votação para as 7 Maravilhas Doces de Portugal.