Potenciando uma estratégia de desenvolvimento económico do concelho e do Baixo Guadiana, alicerçada na promoção dos produtos locais e do património imaterial de Castro Marim, a NovBaesuris-Empresa Municipal tem a seu cargo a gestão do Mercado Local.
Conforme explica nota de imprensa da empresa municipal, "o Mercado Local de Castro Marim, antigo Mercado Municipal, foi alvo em 2014 de uma intervenção de requalificação e reabilitação, transformando aquele espaço, que outrora era a principal fonte de abastecimento de fruta, legumes e peixe da vila, numa montra turístico-cultural destinada à divulgação das artes e saberes locais e à promoção dos produtos endógenos do concelho".
Neste espaço de Castro Marim os visitantes podem encontrar "uma oferta de qualidade e diversificada de produtos, desde o artesanato ao sal, passando pelas bebidas, sem esquecer as afamadas conservas".
Atenta ao fenómeno da internacionalização e à necessidade dos produtos do Mercado Local estarem disponíveis em qualquer parte do mundo, a NovBaesuris, diz na mesma nota enviada à comunicação social, "que desenvolveu a plataforma de vendas online www.castromarimlocalmarket.com, acessível por computador, tablet ou smartphone, promovendo deste modo o património gastronómico de Castro Marim".
À descoberta de Castro Marim com Áudio Guias é outro dos novos produtos turísticos recentemente lançados pela NovBaesuris. Apoiado nas novas tecnologias e no uso de dispositivos eletrónicos e digitais com recurso à voz, permite aos visitantes descobrir o património cultural e natural de Castro Marim, tendo como ponto de partida o Mercado Local.
Para Célia Brito, Presidente da NovBaesuris-EM, o Mercado Local de Castro Marim, que também acolhe o Posto de Informação Turística da Região de Turismo do Algarve (RTA), «constitui uma alavanca na estratégia local de desenvolvimento, promovendo a melhoria das condições de vida das populações do Baixo Guadiana. Os seus objetivos são o aumento da produtividade e competitividade da atividade económica, a revitalização de artes e ofícios e produtos locais e a promoção e valorização do património cultural e natural locais».