A Direção Regional de Cultura do Algarve e a Câmara Municipal de Tavira lançaram esta manhã o livro “Gentes do Mercado – Receitas, Dicas, Saberes, Histórias e Provérbios”, no Mercado Municipal de Tavira.
“Gentes do Mercado” é um projeto realizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, desde 2018, que tem como principal objetivo proporcionar uma nova dinâmica cultural no Mercado de Tavira, valorizando as pessoas que aí trabalham, dando destaque aos seus produtos, aos seus saberes, ao mesmo tempo que promove um estilo de vida mais saudável e amigo do ambiente, parte integrante do conceito de Dieta Mediterrânica.
Realizado em parceria com a Resmalhar – Associação para a Sustentabilidade Local e a Associação Internacional de Paremiologia, no âmbito da Feira da Dieta Mediterrânica, o projeto contou com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.
A situação pandémica obrigou ao adiamento do lançamento do livro, que agora se apresenta, devolvendo o resultado aos protagonistas e principais destinatários da iniciativa, os vendedores do mercado, que receberam um exemplar do trabalho realizado.
A Diretora Regional de Cultura explicou ao Algarve Primeiro, que o projeto envolveu a população, «não só as pessoas que frequentam o mercado, como os vendedores, em que são eles que vendem a ideia e o produto da Dieta Mediterrânica».
Adriana Freire Nogueira, adiantou que o trabalho passou por recolher os saberes, como cozinhar e usar os produtos, através de várias conversas com os vendedores, «tendo levado à conclusão do livro que é uma folha desses saberes e uma maneira de não deixar morrer esse conhecimento. Depois a Associação Internacional de Paremiologia, foi enquadrando cada mês com um provérbio».
A Diretora Regional avançou que a ideia tem condições para ser replicada na região, «podem ser mercados de rua, ou outros mercados de outras cidades, porque percebemos que cada vendedor tem receitas diferentes para um mesmo produto, e até esse, tem nomes diferentes se analisarmos à escala nacional e regional, por isso, considero que este saberes ligados à gastronomia além de ser uma forma de cultura é um património imaterial que temos mesmo de preservar», observou.
Ao nosso jornal, a Presidente da Câmara Municipal de Tavira, lembrou que a Dieta Mediterrânica é um capital do concelho, que a região abraçou: «temos trabalhado sempre com vários parceiros regionais, para incentivar o consumo dos produtos locais e produtos da época. Com esse objetivo, este livro, passa por chamar a atenção para os benefícios da Dieta Mediterânica, começando aqui no nosso Mercado Municipal através dos vendedores», a quem agradeceu o contributo, «com ensinamentos que queremos garantir para o futuro», concluiu.