Cultura

Mercado municipal e biblioteca de Portimão juntam-se para celebrar Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Portimão vai assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se celebra a 23 de abril, através de duas iniciativas promovidas pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em parceria com o Mercado Municipal da Avenida São João de Deus.

PUB
A partir das 10h00 do próximo sábado, 22 de abril, abre no Mercado Municipal a minibiblioteca “Banca de Letras”, possibilitando que este espaço comercial também disponibilize livros, para além dos produtos habituais, como fruta, legumes, peixe, carne, pão e muitos outros.
 
Os livros, cedidos pela Biblioteca Municipal de Portimão, podem ser levados gratuitamente pelos frequentadores até às 14h00, "como forma de incentivar as boas leituras", explica a autarquia.
 
Ainda neste âmbito, entre os dias 26 e 29 de abril haverá uma Feira de Troca de Livros na entrada principal (interior) do mercado, a funcionar entre as 9h00 e as 13h00 numa das bancas dos produtores.
 
Este evento de troca tem algumas regras, nomeadamente o facto de que todos os livros a trocar devem estar em condições, e de as permutas se basearem no sistema “um por um”, ou seja, cada participante poderá trocar apenas um livro por outra obra literária, sem recurso a dinheiro.
 
Além disso, todos os livros podem voltar a ser trocados, exceto os títulos considerados relevantes para futura integração no fundo documental da Biblioteca Municipal de Portimão.
 
O objetivo principal destas iniciativas é incentivar hábitos de leitura e reconhecer o livro como um meio de transmissão de cultura e informação, estando ambas as atividades integradas no programa “Portimão Terra Democrática”, que assinala o 49º aniversário do 25 de Abril de 1974 na cidade, enfatiza o município em nota de imprensa.