No próximo dia 26 de fevereiro, pelas 21h00, a Biblioteca Municipal de Castro Marim será palco de uma palestra sobre a obesidade.
Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), Portugal está entre os países com maiores índices de excesso de peso, registando um aumento da prevalência de excesso de peso em crianças e adolescentes.
Aos 7 anos, 40,5% dos rapazes e 35,5% das raparigas já registam excesso de peso. A obesidade, na mesma faixa etária, é menor, 16,7% e 12,6%, respetivamente. Na adolescência, com ou mais de 15 anos, 31% dos rapazes e 18% das raparigas têm excesso de peso. Nesta idade, a obesidade atinge os 24% e os 17%, para cada sexo. Em relação à população adulta, 59,1% tem excesso de peso e 24% é obesa.
A OMS estima que em 2020 a obesidade afete 21% dos portugueses e 22% das portuguesas, valores que sobem em 2030 para 27% e 26% para cada um dos sexos.
A palestra, proferida por Hector Ricardo Ojunian, médico formado pela Universidade Federal de La Plata (Buenos Aires, Argentina), mestre em saúde coletiva e autor do livro “Somos o que comemos e com quem comemos”, irá debruçar-se, numa vertente mais preventiva, sobre as causas e consequências desta doença, mas também sobre as modificações que imperam para uma vida mais saudável.
A Câmara Municipal de Castro Marim, atenta a esta problemática, tem fomentado programas e atividades de promoção da atividade física no concelho e iniciativas no âmbito da saúde, promovendo iniciativas como as aulas e encontros de Hidroginástica, aulas de manutenção física gratuitas, marchas ou um gabinete de prescrição de atividade física.