Curiosidades

Método simples para ser mais maduro

 
A maturidade é algo que não ocorre com o simples facto de termos mais idade, mas sim mais experiências, mais capacidade de vermos o mundo e as outras pessoas.

 
Também ajuda muito termos uma imagem de nós próprios e sermos capazes de nos avaliarmos e corrigirmos aquilo de que não gostamos ou que está a produzir menos resultados positivos.
 
De um modo geral, ser maduro é ser responsável pelos seus atos, é ser inteligente e capaz de antecipar as situações, ser trabalhador e capaz de dar resposta às exigências pessoas e profissionais e possuir uma especial habilidade para se relacionar com os outros nas mais variadas situações. Para facilitar a tarefa, vale a pena percorrer estes cinco pontos.
 
1- Assuma e explore os seus interesses. Alguém que sabe o que quer e que assume os seus gostos, é uma pessoa mais madura e interessante, já que tem um assunto para falar com os outros, sobretudo quando está no grupo apropriado. Ter um foco e um objetivo de vida também o ajuda a ter essa definição e a orientar-se melhor.
 
2- Defina objetivos e estabeleça metas realistas. Ser maduro é saber o que se quer, tentar aprender a fazer mais e melhor para obter resultados positivos. A pessoa madura é responsável e não programa algo irrealista, mas sim aquilo que é possível concretizar. A pessoa madura tem orgulho nessas conquistas e fá-las valer para si mesma e para aqueles com quem se sente melhor. De certa forma esta é uma maneira de estar mais concentrado nos seus objetivos, de concretizar sonhos e de assumir valores.
 
3- Não aceite passar-se por idiota, muito menos conviva com pessoas que gozem consigo. Ser maduro é reservar-se no direito de pensar antes de agir e de falar. A maturidade pressupõe um cuidado para com a nossa imagem, pelo que, alguém maduro sabe o seu tempo para falar, sabe o que deve dizer e, quando não o sabe, opta por apenas ouvir os outros para evitar dizer ou fazer o que não quer.- Uma pessoa madura possui elevada inteligência emocional e empatia, isto é, observa os outros, participa nas conversas quando estas são do seu interesse e se sente à vontade para o fazer. Procura pessoas mais do seu tipo para conviver. Respeita as demais, mas não desenvolve uma relação com quem não lhe devolve essa segurança, bem-estar e interesse na conversa.
 
4- Respeite os outros. Todos nós temos que conviver juntos no mesmo mundo. Fazer coisas para irritar os outros ou simplesmente fazer o que nos apetece sem pensar nas consequências, é um ato de imaturidade, tal como conduzir a alta velocidade, com excesso de álcool e daí por diante. Uma pessoa madura tem um compromisso para consigo mesma de não se afastar das regras e do cumprimento das leis. Sabe muito bem a razão pela qual as mesmas existem e a melhor forma de se comportar. Respeitar os outros é uma grande prova de maturidade que se dá em todas e quaisquer circunstâncias.
 
5- Envolva-se com pessoas maduras. As pessoas com quem convivemos ajudam-nos a determinar também o nosso comportamento e conduta. Ao lidarmos com pessoas maduras e responsáveis, naturalmente que vamos ter muitos mais comportamentos baseados nesse objetivo de sermos como essas pessoas. Pelo contrário, conviver com imaturos, faz com que tenhamos muita dificuldade em assumir a nossa posição já que seremos alvo de gozo e de chacota. Assuma a sua posição, coloque-se num nível superior e não tenha medo de ser quem é. Tenha orgulho em ser um bom exemplo para si mesmo, para os seus filhos e amigos. É um motivo de valorização pessoal estar num patamar acima de muitos, por isso, quem é seu amigo terá orgulho nisso e vai partilhar uma amizade baseada nesses bons valores.
 
Fátima Fernandes