Política

Miguel Freitas nomeado Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Regional

 
A Federação Regional do Algarve do Partido Socialista manifesta publicamente o seu regozijo pela indigitação do Eng.º Miguel Freitas para Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Regional, desejando-lhe os maiores sucessos no exercício das futuras funções.

 
Com um percurso académico, político e profissional ligado às questões da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Regional, a escolha de Miguel Freitas para desempenhar estas funções acontece no momento em que Portugal enfrenta o desafio estratégico de revitalizar o interior e reordenar a floresta, uma das reformas estruturais na qual este Governo aposta e que está desde abril em debate no Parlamento, avança nota do PS Algarve.
 
Deputado na Assembleia da República entre 2005 e 2015, pelo círculo eleitoral do Algarve, Miguel Freitas foi o relator do grupo de trabalho sobre incêndios florestais promovido após os grandes incêndios de 2012 (Catraia – Tavira) e 2013 (Serra do Caramulo – Águeda, entre outros) que, no ano seguinte, elaborou um relatório sobre o estado da Floresta e propostas de intervenção, aprovado por unanimidade pelos seus pares.
 
Miguel Freitas foi diretor Regional de Agricultura do Algarve e vice-presidente da Comissão de Coordenação Regional do Algarve, e, a nível nacional, já foi Diretor-Geral de Desenvolvimento Rural. Posteriormente, foi coordenador de Agricultura e Pescas da REPER (Representação de Portugal junto da União Europeia) e presidente do Comité Especial de Agricultura da União Europeia.
 
Mestre em Economia Agro-Alimentar e professor universitário de profissão, desde 30 de junho de 2016, exercia as funções de Primeiro-Secretário da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, mantendo a ligação à Universidade do Algarve como docente de várias licenciaturas e mestrados na área da Agricultura e Desenvolvimento Sustentável.