Desporto

Mil cavalos fazem Vilamoura "saltar" para destino Equestre Mundial

O Vilamoura Champions Tour 2016 arrancou esta semana e prolonga-se até 3 de abril, constituindo a mais extensa competição equestre que se realiza no continente europeu, que este ano tem o “picante” adicional de três provas que contam para o campeonato do mundo de saltos de obstáculos, que se realiza em Gotemburgo, Suécia, em agosto de 2017.

PUB
 
“Vilamoura é um marco no hipismo mundial, temos dos melhores cavaleiros do mundo”, enfatizou António Moura, organizador do evento, sublinhando que 2016 é “o ano da consolidação do evento”, em que a organização aposta na comunicação com o público, esperando um retorno médio de 2.000 espectadores por dia.
 
Com um orçamento da ordem do 1,5 milhões de euros, o Vilamoura Atlantic Tour 2016 constitui “um programa de referência para a região” no período de época baixa, numa altura de forte crescimento do setor turístico, sustentou por seu turno o presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva.
 
Para o vice-presidente da Federação Equestre Portuguesa, Francisco Louro, o mês e meio de provas significa “uma oportunidade de os cavaleiros portugueses competirem com estrangeiros em território nacional”, num contexto geográfico em que “é difícil e muito dispendioso transportar cavalos portugueses” para competições no centro da Europa.
 
Já o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo, sublinhou o contributo do evento desportivo que se realiza desde 2014 para o êxito da nomeação de Loulé como “cidade europeia do desporto”, em 2015.
 
Durante a conferência de Imprensa, que decorreu em simultâneo com as provas da manhã do terceiro dia de competições, foi enfatizado o impacto do evento na economia regional, com a previsão de retorno de 21 milhões de euros.
 
As competições movimentam cerca de 2.000 pessoas, entre cavaleiros, acompanhantes, júris, veterinários, tratadores, comerciantes e funcionários. O Centro Equestre de Vilamoura conta com um staff próprio de meia centena de pessoas.
 
Ao longo de seis semanas, o Vilamoura Atlantic  Tour conta com uma autêntica cidade equestre nos 18 hectares adstritos à competição, onde este ano estão montadas, entre múltiplas estruturas, 946 boxes para cavalos e uma clínica veterinária com Spa para equídeos.
 
O concurso internacional Vilamoura Atlantic Tour 2016 tem como principais patrocinadores o Turismo de Portugal/Algarve, Câmara Municipal de Loulé, Caixa de Crédito Agrícola, Vilamoura World, Microprocessador (sistemas digitais) e Pine Cliffs.
 
O Atlantic Tour decorre no Centro Equestre de Vilamoura, uma instalação de referência integrada no Masterplan de Vilamoura World​.