Albufeira foi hoje a cidade escolhida para as celebrações oficiais do Dia Nacional do Motociclista.
Desde 1997 que o evento é realizado em diferentes zonas do país, numa cerimónia onde milhares de motociclistas celebram o seu dia e homenageiam o seu padroeiro, S. Rafael.
Em 2019 a escolha recaiu em Albufeira, numa organização da Federação de Motociclismo de Portugal, com a colaboração da Diocese de Faro, Autarquia e Moto Clube de Albufeira.
Presente nesta peregrinação esteve também a Charanga a Cavalo da GNR.
Depois da procissão que terminou no Largo do Paços do Concelho, decorreu a missa solene em frente à Câmara Municipal, proferida pelo pároco Flávio Martins da paróquia de Albufeira.
A encerrar as cerimónias houve lugar à bênção das motos, capacetes e motociclistas, num dos momentos altos do evento.
Manuel Marinheiro - Presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, agradeceu o acolhimento dado ao evento pela cidade de Albufeira, e em particular ao autarca José Carlos Rolo, dizendo que «Albufeira é uma cidade amiga dos motociclistas, não só pela cerimónia de hoje, mas também por ter recebido recentemente a última prova do Portugal de Lés-a-Lés».
O responsável agradeceu aos moto clubes presentes, aludindo para o facto de «representarem a paixão de andar de mota, pelo que são uma parte muito importante da realização da cerimónia» agradecendo ao mesmo tempo a presença da Charanga da GNR.
O Presidente da Federação evocou o nome de Carlos Silva e Sousa, motociclista e autarca de Albufeira que faleceu a 22 de fevereiro de 2018, aos 60 anos, vítima de ataque cardíaco, «um homem que tinha também a paixão pelas motas e que sempre nos recebeu muito bem».
Manuel Marinheiro relembrou que 2017, «foi um ano trágico em que aumentou exponencialmente a sinistralidade nas estradas envolvendo motas, mas nós não nos acobardámos e fomos para a estrada, vincámos o nosso princípio que é a liberdade, queremos continuar a ser livres a andar de mota, naturalmente respeitando os outros, mas queremos que nos respeitem também, o principal factor da sinistralidade é o factor humano, vamos viver a nossa paixão mas com o respeito que é necessário na estrada».
José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, agradeceu a presença da Chranga da GNR, aos moto clubes «pelo que fazem ao longo do ano junto das comunidades», e ao presidente da Federação de Motociclismo de Portugal pela organização do evento, «com a Câmara Municipal a acolher de braços abertos esta cerimónia».
Deixou ainda uma palavra de agradecimento ao Moto Clube de Albufeira.