Sociedade

Milhares de visitantes acorreram ao Azinhal para mais uma Terra de Maio

Quim Barreiros animou a Terra de Maio
Quim Barreiros animou a Terra de Maio  
Foto - CM Castro Marim
A aldeia do Azinhal esteve em destaque no passado fim de semana, (entre os dias 23 e 25), com mais uma edição da Terra de Maio, a Feira da Cabra que acolheu milhares de visitantes.

PUB

Os saberes e sabores da Cabra de Raça Algarvia estiveram, mais uma vez, em destaque por todo o recinto, com a exposição de espécies daquele animal e ainda a sétima edição do Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia que, segundo nota da autarquia de Castro Marim,  «fez as delícias dos presentes».

Rebeca, Quim Barreiros e Sons do Minho, abrilhantaram a festa além de atuações de outros artistas como Pardais à Solta, Grupo +2, Sérgio Conceição e Hugo Madeira, Charanga los del Ruedo, Rancho Folclórico do Azinhal e Acordeanima, vincando a música portuguesa no certame.

Outro dos pontos altos deste evento que decorreu no Centro Multiusos do Azinhal foi o habitual seminário sobre temas como a Gestão da Água e Regadio e a Produção Agrícola, com a participação da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento Algarvio, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e da Guadimonte.

O edifício principal acolheu a apresentação de novos produtos da Queijaria do Azinhal e ainda showcookings da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, da Confraria do Atum e de reconhecidos chefs cozinheiros.

Decorreu também o concurso que premiou os produtores da Cabra de Raça Algarvia, que este ano contou com uma participação alargada de produtores de toda a região e do Alentejo, além da valorização de outros animais de raças autóctones como a Ovelha Churra, outra espécie que se pretende dar valor no território do Baixo Guadiana, havendo já uma produção instalada, regista nota divulgada do Município. 

A Terra de Maio contou ainda com demonstrações equestres, atividades infantis, feira de produtos regionais, demonstrações de artesanato, tiro com arco, workshops e ateliers.

Associado ao evento, existiram outras iniciativas promovidas por privados e por associações locais, como por exemplo o 7.º Passeio Informal de Motorizadas Antigas, organizado pela Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, com cerca de 100 participantes.

A Terra de Maio foi organizada pelo Município de Castro Marim, em colaboração com a Junta de Freguesia do Azinhal.