São Brás de Alportel viveu mais um Domingo de Páscoa intensamente com a Festa das Tochas Floridas, que atraiu milhares de visitantes, entre turistas nacionais e estrangeiros.
Conforme explica nota da autarquia, após um período de intensos preparativos partilhados por toda a comunidade, as ruas voltaram a estar decoradas com os tradicionais tapetes de flores campestres que foram depois percorridos pela Procissão de Aleluia onde foram exibidas centenas de tochas floridas, que se ergueram ao som do refrão: “Ressuscitou como disse! Aleluia, Aleluia, Aleluia!”.
Este ano foi instalada uma área reservada para pessoas com mobilidade condicionada, junto ao Jardim Carrera Viegas, naquela que foi a primeira edição do evento inclusivo – Festa das Tochas Floridas.
Durante toda a manhã, o Largo de S. Sebastião esteve animado com o Encontro de Sabores onde não faltaram as tradicionais amêndoas tenras de São Brás de Alportel e os folares entre muitas tentações da doçaria local. Junto ao Adro da Igreja Matriz, esteve ao longo do dia, uma Mostra de Artesanato.
Durante a tarde, o Adro da Igreja acolheu uma Tarde Cultural com a apresentação dos vencedores dos Jogos Florais de 2018 e do concurso de Tochas Floridas e com momentos musicais protagonizados pelo Rancho Típico Sambrasense, e pela Banda “Harmonie des Mineurs” de Roche La Molière, no âmbito do projeto de geminação existente entre os municípios de São Brás de Alportel e este município francês, Roche La Molière.
A tarde cultural terminou com a atuação da artista portuguesa, Romana.
A Festa das Tochas Floridas é uma organização conjunta da Associação Cultural Sambrasense, Paróquia de São Brás e Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o apoio das associações e entidades locais e de toda a comunidade.