Sociedade

Militar da Marinha Portuguesa homenageado pelo Município de São Brás de Alportel

 
O primeiro-sargento Filipe Marques, foi homenageado, esta quarta-feira, pelo Município de São Brás de Alportel, de onde é natural, devido à sua participação na missão Atalanta.

O militar ingressou na Marinha Portuguesa no ano de 2004. Ao longo do seu percurso destacou o embarque nos navios NRP João Belo e no NRP Vasco da Gama.
 
Em 2010, o seu percurso na Marinha levou-o até ao curso de submarinista. Inicialmente, encontrava-se um pouco receoso, no entanto, esta tornou-se a etapa profissional que mais o desafiou e o cativou, tendo por base os ensinamentos e valores que lhe foram incutidos. Admite que o curso foi extremamente desafiante devido à formação intensiva, mas também pela exigência para o concluir com sucesso.
 
O primeiro submarino em que desenvolveu funções foi no NRP Arpão, mas é a bordo do submarino NRP Tridente que destaca um dos momentos da sua carreira devido à participação nas missões no Mediterrâneo, no âmbito da NATO, por ter tido a oportunidade de conhecer vários países. No entanto, refere que a vida a bordo de um submarino, por vezes torna-se difícil pelas características do mesmo, nomeadamente a dificuldade de contacto com o exterior e os longos períodos submersos. 
 
O louvor dado pelo Município, «enaltece o espírito de missão e o percurso exemplar de altruísmo do militar, no âmbito da sua participação na Operação Atalanta 2023, como operador no Centro de Operações», refere comunicado da Marinha Portuguesa.
 
A Missão Atalanta teve como propósito garantir a segurança da navegação, através do combate à pirataria, assim como a proteção dos navios do world food programme (WFP) a maior organização humanitária do mundo que atua em situações de emergência e de assistência alimentar.