Cultura

Mina de sal-gema de Loulé acolhe exposição de arte sacra de Sta. Bárbara

Foto|D.R
Foto|D.R  
A exposição permanente de arte sacra dedicada a Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, é um acervo cultural que será inaugurado na Mina de Sal-gema em Loulé, no próximo dia 30 de setembro, ocupando uma galeria da mina a 230m de profundidade, num ambiente preparado para acolher a mostra subordinada ao tema “Santa Bárbara, Padroeira de Mineiros e de Outras Artes”. Reúne 160 das mais emblemáticas peças da coleção de Fernando de Mello Mendes, engenheiro de minas, professor no Instituto Superior Técnico de Lisboa e devoto de Santa Bárbara.

Com peças do século XVI até à atualidade, a coleção apresenta estilos diversificados, quer no que se refere à geografia de onde são provenientes, como dos cultos religiosos dos seus autores. Trata-se de manifestações de devoção de cristãos ortodoxos da igreja oriental e da igreja russa, mas também cristãos coptas, católicos e anglicanos, o que confere à mostra uma dimensão universal, já que, o culto por Santa Bárbara se estendeu às Américas levado por espanhóis e portugueses.
 
A Mina da Sal-gema de Loulé é a única mina portuguesa desta matéria-prima ainda em laboração, sendo parcialmente visitável. O principal nível de extração está a 230m de profundidade, correspondendo sensivelmente a 30 metros abaixo do nível médio da água do mar.
 
Os poços e os acessos da mina foram abertos pelos mineiros que, na década de 60 do século passado, foram para Loulé quando a Mina de São Domingos no Alentejo fechou.
 
Hoje, as diversas galerias abertas, totalizam cerca de 40 km de extensão dos quais cerca de 1.500m são visitáveis por turistas. O tipo de rocha (Sal-gema) em que as galerias foram escavadas é muito estável permitindo a visitação com segurança. 
 
A partir de outubro os visitantes, para além do percurso turístico que lhes permitirá tomar contacto com uma parte do subsolo de Loulé, poderão visitar a exposição “Santa Bárbara, Padroeira de Mineiros e de Outras Artes”.