Cultura

Mina de sal-gema de Loulé vai ter galeria adaptada para exposições temporárias

Exposição de arte sacra “Santa Bárbara, padroeira de mineiros e de outras artes”.
Exposição de arte sacra “Santa Bárbara, padroeira de mineiros e de outras artes”.  
A mina de sal-gema de Loulé vai ter uma galeria mineira adaptada para receber exposições temporárias, que será inaugurada no sábado com a exposição “Oceano: Mar é Vida”, anunciou a empresa que explora a mina.

A exposição coletiva, que poderá ser visitada até ao final de abril, reúne obras de artistas da tertúlia de artes plásticas da associação David Melgueiro, baseada em Peniche, no distrito de Leiria, refere a TechSalt em comunicado.
 
A mina de sal-gema de Loulé, com circuitos de visitação turística a 230 metros de profundidade, já exibia a exposição permanente de arte sacra “Santa Bárbara, padroeira de mineiros e de outras artes”.
 
O espaço criará “um novo motivo de atração cultural nas galerias criadas pela exploração do sal-gema”, cujas galerias, 30 metros abaixo do nível médio das águas do mar, totalizam 40 quilómetros de extensão, dos quais 1.500 metros são visitáveis.
 
Durante a inauguração, no sábado, haverá uma palestra relacionada com o tema da exposição proferida por José Mesquita, fundador da associação David Melgueiro, e momentos musicais protagonizados por membros da associação, prossegue a organização.
 
A associação já organizou exposições de arte em Cabo Verde e no Brasil, em 2022, inseridas nas comemorações do centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul durante as quais seis pequenos veleiros repetiram, por mar, as etapas cumpridas por Gago Coutinho e Sacadura Cabral.
 
O objetivo desta associação privada é prestar apoio “operacional e logístico a atividades científicas e técnicas, visando o conhecimento e a preservação do ambiente marinho, o estudo de ecossistemas e biodiversidade marinhas, atuando em colaboração com instituições de ensino técnico especializado”, conclui.
 
Lusa