A Eurocidade do Guadiana, que integra Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte, assinala na Feira Terra de Maio no Azinhal, que decorre este fim-de-semana, (concelho de Castro Marim), as comemorações do mês da Europa, com a atribuição do Prémio de Cooperação Transfronteiriça, que este ano será atribuído ao Centro de Cooperação Policial do Sul, localizado na Ponte Internacional do Guadiana, onde são prestados serviços conjuntos das forças de segurança de Portugal e Espanha desde 2009.
Em comunicado, a Eurocidade do Guadiana destaca o trabalho desenvolvido pelos elementos que integram o Centro de Cooperação Territorial do Sul, durante a pandemia, quando foram encerradas as fronteiras como medida de controlo sanitário entre outras atividades que habitualmente se desenvolvem no espaço transfronteiriço.
As forças de segurança presentes no edifício situado na praça da Ponte Internacional, são a Guarda Civil, a Policia Nacional e Aduaneira da parte espanhola, e a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Polícia Judiciária e Aduaneira, em representação de Portugal.
No ato de entrega do prémio, estará presente a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e os autarcas dos municípios da Eurocidade do Guadiana.
Refira-se que o Prémio de Cooperação Transfronteiriça da Eurocidade foi Guadiana teve a sua primeira edição em 2021, tendo sido atribuído às empresas espanhola e portuguesa que gerem de forma coordenada o serviço de transporte fluvial entre Ayamonte e Vila Real de Santo António.