Economia

Ministra da Agricultura visitou Lagoa e anunciou pacote de medidas de apoio ao setor vitivinícola

 
 
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, acompanhada do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, visitou hoje a cidade de Lagoa, no âmbito do concurso Cidades do Vinho, que decorre no Centro Cultural do Convento de S. José.

Conforme avança nota da autarquia, a visita iniciou-se pela Única - Adega Cooperativa de Lagoa, "local onde o Ministra conheceu a história e a tradição de um povo que outrora se dedicava maioritariamente ao vinho e à vinha". Teve também teve a oportunidade de conhecer o acervo de uma das adegas mais antigas e emblemáticas do país.
 
Acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, pelo presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), Bernardo Gouveia, pelo presidente da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), Ângelo Machado, pelo Presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, Sara Silva e pelo Presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Pedro Magalhães Ribeiro, a governante seguiu para o Centro Cultural do Convento de S. José para visitar o Concurso Cidades do Vinho, que decorre em Lagoa entre os dias 7 e 9 de maio.
 
No Centro Cultural de S. José, no decorrer do Concurso Cidades do Vinho, a Ministra esteve ainda à conversa com o júri do mesmo e ficou a conhecer, através do Presidente, Luís Encarnação, a evolução do sector vitivinícola no concelho, que tem tido um aumento de produtores desde que Lagoa foi Cidade do Vinho, em 2016.
 
A visita de Maria do Céu Antunes terminou com o anuncio de um pacote de medidas de apoio ao sector vitivinícola, que estarão disponíveis a partir dos próximos meses.
 
"É com enorme satisfação que Lagoa recebeu a visita da Sra. Ministra da Agricultura, enquanto território vinhateiro e que outrora era um dos maiores produtores de vinho do país. Não é todos os dias que Lagoa é palco de anúncios tão importantes para o país, como aquele que tivemos o privilegio de ouvir, em primeira mão, de apoio ao setor vitivinícola", considerou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.
 
O Concurso Cidade do Vinho é organizado pela AMPV (Associação de Municípios Portugueses do Vinho) e ARVP (Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal). Tem como parceiros o Município de Lagoa, a Recevin - Rede Europeia de Cidades do Vinho e a Città del Vino.