Cultura

Ministra da Cultura em Sagres e Aljezur

Foto|D.R (Gov.pt)
Foto|D.R (Gov.pt)  
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, estão esta tarde, nos concelhos de Vila do Bispo e Aljezur, para a cerimónia de colocação da primeira peça do Centro Expositivo, na Fortaleza de Sagres, e assinatura do Plano de Ação Plurianual para a implementação e gestão do centro interpretativo do Ribat da Arrifana, em Aljezur.

No início da tarde, teve lugar a cerimónia de colocação da primeira peça no Centro Expositivo, na Fortaleza de Sagres, seguindo-se uma visita às obras em curso no monumento.
 
Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve, com abertura prevista para o início de 2022, o Centro Expositivo será um pólo museográfico que irá proporcionar uma reflexão sobre o valor deste território, desde a Antiguidade aos nossos dias, relacionando-o com as viagens de exploração Oceânica e com a figura do Infante D. Henrique. A exposição, dedicada às "Viagens", permitirá uma experiência interativa com a relevância do Promontório de Sagres como a primeira experiência de globalização no Mundo. A empreitada, que ascende a cerca de 1,5 milhões de euros, está na fase da construção da cenografia.
 
No Salão Nobre da Câmara Municipal de Aljezur, pelas 15h30, será assinado o Plano de Ação Plurianual para a implementação e gestão do centro interpretativo do Ribat da Arrifana, na sequência do protocolo já assinado, em 2019, entre o Ministério da Cultura, o Município de Aljezur, a Universidade Nova de Lisboa e o Fundo Aga Khan para a Cultura, que estabeleceu os princípios para a implementação de uma parceria estratégica para efeitos da investigação, da preservação, do desenvolvimento e da divulgação do sítio arqueológico.
 
Seguir-se-á, uma visita ao Ribat da Arrifana. Localizado na Ponta da Atalaia, a norte da povoação da Arrifana, o denominado Ribat da Arrifana está classificado como Monumento Nacional e é considerado por muitos investigadores que se dedicam ao estudo da presença islâmica medieval no Ocidente como uma das mais importantes descobertas arqueológicas do século XXI.