Sociedade

Ministra e CHUA desmentem Ordem dos Médicos

 
Ordem dos Médicos desmente ministra e insiste que faltam médicos cirurgiões na Urgência do CHUA.

 
Na sequência da Ministra da Saúde ter garantido nos últimos dias que não há falta de médicos no CHUA, a Ordem dos Médicos vê estas declarações como ilusórias e aponta em comunicado que «se, em vez de negar a realidade, a tutela assumisse os problemas existentes, o SNS e os seus profissionais sentir-se-iam, pelo menos, mais respeitados».
 
Para comprovar o contrário, a Ordem assinala que«há dias, a urgência foi assegurada com um único cirurgião, havendo escalas que têm períodos sem nenhum médico». A Ordem dos Médicos revela mesmo que «haverá falta de clínicos nas escalas para as próximas semanas».
 
Recorde-se que na passada quinta-feira o bastonário da Ordem, visitou o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve. 
 
No dia seguinte, Marta Temido reagia referindo aos jornalistas que as escalas deste mês “estão completas” garantindo que se for necessário há equipas alternativas, para fazer o trabalho extraordinário.
 
Também em comunicado o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, assume que a resposta em Urgência na especialidade de Cirurgia Geral está assegurada tanto na Unidade Hospitalar de Faro como na Unidade Hospitalar de Portimão, «através de uma solução conjunta entre cirurgiões do quadro e cirurgiões, que através de outros regimes de contrato, trabalham com o CHUA há alguns anos, estando perfeitamente integrados nas equipas».
 
A Administração realça o facto das Unidades de Faro e Portimão, trabalharem em articulação do ponto de vista operacional, assegurando que «está empenhada» em conjunto com os profissionais e as respetivas equipas de Cirurgia Geral da Unidade Hospitalar de Faro,«a encontrar as melhores soluções para continuar a garantir uma resposta de âmbito regional».
 
No mesmo documento é evidenciado que «com o empenho e colaboração entre todos - médicos do quadro e médicos prestadores de serviço - temos conseguido garantir um serviço aberto ininterruptamente todos os dias do ano».