Sociedade

Ministra homologou protocolo para criação do CDOS em Loulé

A Ministra da Administração Interna esteve este domingo em Quarteira para homologar dois protocolos relativos à construção do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro e a construção da Base de Apoio Logístico de Loulé (BAL).

PUB
 
No que diz respeito ao novo edifício da Proteção Civil no distrito, o mesmo irá localizar-se junto ao Quartel de Bombeiros de Loulé, beneficiando de uma centralidade com acesso às principais vias de comunicação do Algarve.
 
“A localização do futuro Comando, fora do centro urbano, junto a uma via penetrante no distrito com grande capacidade de escoamento de distribuição de recursos, trará uma eficácia que é ainda exponenciada pela localização junto à Base de Helicópteros de Serviço Permanente e de um Corpo de Bombeiros, promovendo a criação de um polo de proteção e socorro altamente operacional”, referiu o presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Francisco Grave Pereira.
 
Esta obra tem um custo estimado de 1 milhão e 250 mil euros.
 
Relativamente à BAL de Loulé, uma das cinco previstas em todo o país, as instalações irão localizar-se em frente ao Cemitério de Quarteira, num edifício que se encontra em escombros. “Foi possível encontrarmos uma solução para resolver um problema que nos envergonhava. A instalação desta infraestrutura em Quarteira será uma mais-valia”, salientou o presidente da Autarquia, Vítor Aleixo. Esta unidade logística dará apoio e suporte direto ao desenvolvimento e sustentação das operações de proteção e socorro, servindo toda a região.
 
A Autoridade Nacional de Proteção Civil irá apresentar uma candidatura para cofinanciamento de ambas as obras, através do Fundo de Coesão no âmbito do domínio “Eixo II – Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos” do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).
 
“A criação desta nova malha de Comandos Distritais conta, em cada distrito, com a parceria de uma Autarquia, procurando a obtenção de sinergias entre instalações de proteção e socorro de diversa natureza”, disse o presidente da Autoridade Nacional
 
Também a Ministra Anabela Rodrigues enalteceu a parceria entre o poder local e o governo central no âmbito da Proteção Civil. “Mais do que uma visão purista das competências de cada um, dos níveis de administração do Estado, impõe-se uma ação conjunta, de todos, assente em colaboração estreita e frutuosa, em benefício do país e dos cidadãos. Esta colaboração entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Câmara Municipal de Loulé reflete uma visão integrada do país e do Estado, onde a otimização de recursos e a parceria entre entidades culmina num melhor serviço público. É um bom exemplo desta cooperação entre o poder central e o poder local e que está a dar uns bons frutos por todo o país”, considerou a responsável governamental.
 
A inauguração das novas instalações de apoio à Base de Helicópteros em Serviço Permanente de Loulé, há cerca de um mês, constitui a “materialização desta cooperação.
 
Recorde-se que ainda em 2014, na altura em que Miguel Macedo era responsável pela pasta da Administração Interna, a Autarquia celebrou um protocolo através do qual serão investidos pelo Município cerca de 1 milhão e 200 mil euros na adaptação e recuperação das instalações para os militares da GNR em todo o Concelho.