Sociedade

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior inaugurou na Ualg nova unidade de educação médica

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou a Universidade do Algarve, este sábado durante as Jornadas de Educação Médica, onde também inaugurou o Laboratório de Saúde, Envelhecimento e Cinética e a Unidade de Educação Médica. Manuel Heitor referiu que o Mestrado Integrado em Medicina da UAlg "é um exemplo a seguir".

PUB
 
De acordo com nota da Ualg, enviada à comunicação social, as Jornadas de Educação Médica, organizadas pelo Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, decorreram ao longo do dia, no âmbito das comemorações do 10º aniversário do Mestrado Integrado em Medicina, e contaram com vários oradores, oriundos de universidades de países como Canadá, Reino Unido, Chipre, Holanda, entre outros, proporcionando um debate científico, fomentando a troca de ideias.
 
Nas comemorações dos 10 anos do Mestrado Integrado em Medicina, Manuel Heitor recordou que na génese deste curso esteve um grande esforço da Universidade e de todos os envolvidos, mas que já se provou que valeu a pena. 
 
Segundo o governante, ficou bem patente a colaboração com a área das ciências e tecnologias, sobretudo no que toca ao digital, e na área das Ciências Sociais e Humanas. "O papel de um curso de Medicina, quando é feito com atividades de investigação e com ligação às unidades de saúde, é transformador da própria universidade e da forma de aprender e ensinar", defendeu o ministro da tutela. Questionado sobre a desconfiança inicial que a criação deste curso originou, Manuel Heitor considera que ficou no passado e o futuro será diferente. "Hoje o ensino da medicina no Algarve pode bem mostrar que é uma referência não só na relação com a investigação e com os hospitais mas também com as outras áreas do saber." O ministro destacou ainda o método Problem Based Learning utilizado neste curso, "que tem como palavra-chave o humanismo". Na sua opinião "é necessário olhar para os doentes, para os estudantes em si e para aquilo que precisam de aprender, mas também reformular e modernizar as instituições quer universitárias, quer hospitalares". Manuel Heitor não tem dúvidas de que o Mestrado Integrado em Medicina da UAlg "é um exemplo a seguir".
 
Isabel Palmeirim, coordenadora do Mestrado, faz um "balanço muitíssimo positivo destes dos 10 anos do curso, de muito trabalho, mas também sucesso", salientando, "estamos a formar médicos com muita qualidade, em contextos pedagógicos completamente diferentes". Ciente de que é sempre possível fazer mais e melhor, Isabel Palmeirim realçou o facto de "procurar continuamente receber um feedback tanto por parte dos estudantes, como dos médicos que os recebem durante ou depois da formação (nos hospitais ou centros de saúde), reagindo e reajustando sempre que necessário".
 
No âmbito desta visita foi inaugurado o Laboratório de Saúde, Envelhecimento e Cinética do Centro de Investigação em Biomedicina, que irá promover investigação sobre o declínio funcional e as alterações músculo-esqueléticas associadas ao envelhecimento.Irá procurar igualmente estimular a pesquisa de abordagens terapêuticas não farmacológicas a doenças crónicas como a osteoartrose, a diabetes tipo II e a hipertensão (doenças fortemente associadas ao envelhecimento). 
 
Segundo Sandra Pais, docente da UAlg e coordenadora deste projeto, "o laboratório encontra-se igualmente empenhado em trabalhar em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve nas áreas da medicina física e reabilitação, neurologia e ortopedia. Irá estabelecer ainda parcerias com "a Administração Regional de Saúde Algarve e com o Agrupamento de Centros de Saúde da região na promoção do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Alimentação Saudável". Este projeto é financiado por fundos comunitários no âmbito do programa INTERREG Espanha-Portugal, ao abrigo do qual foi adaptado e equipado o laboratório.
 
Já a Unidade de Educação Médica do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, também inaugurada oficialmente, visa garantir mecanismos de acompanhamento ao nível do desempenho pedagógico dos docentes, mediante processos de qualidade e monitorização internos já existentes. Pretende desenvolver ferramentas e outros recursos para melhoria progressiva do processo pedagógico, promovendo a investigação em educação médica, quer ao nível da avaliação de resultados, quer através de modelação ajustada aos perfis dos intervenientes neste modelo de ensino médico. Esta Unidade oferecerá ainda um acompanhamento diferido aos médicos que já concluíram o Mestrado Integrado em Medicina e que se irá  basear, essencialmente, na avaliação das taxas de retenção na região do Algarve e respetiva georreferenciação nacional por especialidade.
 
O ministro da tutela terminou a visita com uma reunião de trabalho no Laboratório Colaborativo GreenCoLab. Proposto pelo Centro de Ciências do Mar da UAlg, o GreenCoLab tem como parceiros o Laboratório Nacional de Energia e Geologia e quatro empresas portuguesas com longo historial em biotecnologia de algas: Allmicroalgae, Necton, Algaplus e Sparos.