Desporto

Ministro da Educação esteve em Lagos nas comemorações do projeto "Centros de Formação do Desporto Escolar"

 
A fim de assinalar os 10 anos da criação do projeto "Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE)", a Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, com apoio da Câmara Municipal de Lagos, promoveram na quarta-feira, em Lagos, a sessão comemorativa, na qual esteve presente o ministro da Educação, João Costa.

Cerca de 260 pessoas estiveram presentes na cerimónia e testemunharam «a importância estratégica dos CFDDE que, têm assumido um papel vital na promoção da prática desportiva das modalidades abrangidas, bem como no contributo para a implementação de boas práticas de inclusão, valorização do ambiente e da sustentabilidade e para a promoção da coesão territorial e social», relata o município em comunicado.
 
O papel dos CFDDE foi destacado pelos diferentes oradores da sessão, com destaque para a intervenção do ministro da Educação, que centrou o seu discurso nos impactos gerados por este projeto, a nível nacional e em diferentes domínios, desde o desenvolvimento desportivo, às aprendizagens motoras e cognitivas, passando pela aquisição de competências sociais e de cidadania e pela inclusão. João Costa, destacou ainda a importância dos CFDE no contributo dado para a promoção de oportunidades para todos e para o desenvolvimento ao nível da coesão territorial, traduzida no envolvimento de muitas escolas e entidades parceiras, como autarquias, federações desportivas e outras organizações locais e regionais.
 
O presidente da Câmara Municipal de Lagos, também salientou o trabalho desenvolvido pelos CFDE, centrando a sua intervenção no papel que as autarquias têm assumido no apoio ao desenvolvimento desportivo e na relação positiva que tem sido desenvolvida entre a autarquia de Lagos e o Desporto Escolar.
 
A cerimónia contou ainda com a participação de Pedro Cunha, que foi convidado para apresentar uma comunicação sobre “CFDDE novas perspetivas para a Coesão territorial e Equidade social”.
 
Segundo a autarquia, esta sessão comemorativa incluiu a assinatura de protocolos com cinco novos agrupamentos de escolas, que passaram a integrar a rede nacional dos CFDDE, que já conta com 78 centros, nomeadamente, 64 de desportos náuticos (Vela, Remo, Canoagem e Surfing) e 14 não náuticos (Atletismo, Golfe e Natação). Foram ainda distinguidas entidades e organizações parceiras que mais contribuíram e colaboraram para o desenvolvimento deste projeto.
 
A seguir à sessão protocolar, os convidados visitaram as atividades dinamizadas pelos dois CFDDE de Lagos (AE Júlio Dantas, com vela e o AE Gil Eanes, com Surfing).