O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e a Secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, acompanham este domingo de manhã, a 1ª fase do processo de vacinação a trabalhadores docentes e não docentes, na Escola Secundária Pinheiro e Rosa em Faro, uma das dezenas de escolas que adaptaram o seu espaço para receberem o processo de vacinação contra a Covid-19.
A vacinação dos professores e trabalhadores não-docentes do pré-escolar e 1.º ciclo contra a covid-19 arrancou hoje em todo o país, num processo que vai envolver quase 80 mil profissionais da educação.
No total, estão incluídos nesta primeira fase, que decorre entre sábado e domingo, cerca de 78.700 os professores e funcionários do pré-escolar, primeiro ciclo e também da chamada "Escola a Tempo Inteiro", que reabriram na semana passada, abrangendo os setores público e privado.
Neste primeiro dia, a vacinação dos professores foi acompanhada pelo primeiro-ministro, António Costa, que esteve acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em Odivelas.
Depois desta primeira fase, o processo de vacinação dos profissionais da educação vai continuar a decorrer de forma progressiva durante o mês de abril, acompanhando o processo de desconfinamento.
De acordo com o planeamento da ‘task-force’, os profissionais dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário começam a ser vacinados no fim de semana de 10 e 11 de abril, podendo o processo ser prolongado por mais fins de semana caso haja necessidade.
No total, a 'task force' prevê vacinar cerca de 280 mil professores e pessoal não docente desde creches até ao ensino secundário.
Algarve Primeiro/Lusa