Ambiente

Ministro do Ambiente e da Ação Climática vê o Algarve como exemplo de sustentabilidade

 
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, inaugurou, ontem, a Feira da Serra de São Brás de Alportel, na companhia do presidente da autarquia Vítor Guerreiro, do presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, do presidente da RTA, João Fernandes, entre outros convidados.

O governante aproveitou para falar sobre o problema da falta de água na região, e lembrou que o país "vive" a maior seca hidrológica do século, sendo o ano mais seco desde 1931, com a agravante das ondas de calor que se têm verificado. "Esta intensidade, duração e extensão da seca, exige da parte de todos nós, uma especial atenção na poupança da água, para sermos mais eficientes na sua utilização, na agricultura, na indústria e no seu uso doméstico e só mesmo com um uso muito profissional da água, temos conseguido evitar consequências mais graves."
 
Duarte Cordeiro reconheceu o trabalho dos autarcas algarvios, "que têm sido exemplares para o país inteiro, sensibilizando as populações, mas também com algumas medidas que têm assumido". Na mensagem, não esqueceu os empresários do turismo da região, "que num trabalho entre a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo do Algarve, foi possível assumir compromissos para reduzir consumos, a substituição dos consumos de água e até a eliminação em muitos aspetos". 
 
 
Além das medidas de curto prazo, o ministro falou das estruturais, fazendo alusão aos 200 milhões de euros do PRR, no âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, que considerou "essenciais na promoção da água para reutilização, na construção de uma  dessalinizadora e na ligação entre rios e barragens". Anunciou que já foi adjudicado o projeto de reforço de abastecimento de Odeleite a partir do Pomarão e que a dessalinizadora encontra-se em fase de projeto, tendo sido abertos financiamentos de projetos de eficiência hídrica. "Quero salientar que hoje, o Algarve já usa águas para reutilização em muito domínios, nomeadamente, em alguns campos de golfe de empreendimentos turísticos. Atualmente já utilizamos 1 hectómetro cúbico, mas queremos até ao final do ano utilizar 2 hectómetros cúbicos e até 2025, 8 hectómetros cúbicos. Só para terem uma noção o que significa 8 hectómetros cúbicos, equivale à água utilizada na cidade de Braga durante 10 meses, e neste trabalho, estamos a caminhar para que o Algarve seja cada vez mais uma região exemplar do ponto de vista da sustentabilidade", assinalou.
 
O ministro garantiu que a transição energética é outra área que o governo está empenhado em levar por diante. "Temos de acelerar a transição energética e há um trabalho que está a ser feito pelo governo na simplificação do licenciamento, para que por exemplo, 1 megawatt de energia renovável, não precise de licenciamento ou de avaliação de impacte ambiental e seja apenas uma comunicação prévia, para que possamos rapidamente acelerar a energia renovável para autoconsumo, mas também, substituir o gás no que diz respeito à indústria e à economia". 
 
Duarte Cordeiro falou também, da eletrificação da linha do Algarve, já em curso, e na conservação da natureza, referindo-se aos processos de classificação de duas áreas protegidas: a área protegida na reserva natural da Lagoa dos Salgados em Silves e a Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário que diz respeito a vários municípios, Silves, Lagoa e Albufeira.