A Feira da Serra regressa a São Brás de Alportel entre 28 e 31 de julho, tendo como convidado de honra o medronheiro e o medronho.
A somar ao palco principal, palco sonoridades e palco sabores, a edição deste ano, contará com uma nova oferta, o palco jovem, com novos projetos musicais da região, dinamizado em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Hip Hop, Cartes - Conservatório d'Artes, Young Melody - ACREMS, e Mateus Verde (finalista das edições de 2019 e 2020 do concurso do IPDJ "Música JÁ" e o DJ Rodrigo PT, animam o palco jovem na primeira noite.
Na sexta-feira, há Breakdance com Rustum Kalyuzhnyy, Rock on Academy, Laura Pereira & Miguel Zeferino e Art Musa. O Grupo de Ginástica Acrobática do CCD, os Luve Me Duo e Kristoman & RealPunch atuam no sábado. No último dia, haverá uma sessão de Zumba e a partir das 22h00, atua o Duo Cláudia Cabrita & Inês Cruz. Pelas 23h00, sobe ao palco Andreia Revez, participante do "Música JÁ" de 2021, seguindo-se a atuação de Nuno Martins.
No palco principal contam-se os D.A.M.A (dia 28), Queen Tribute Show (dia 29), Carlão (dia 30) e Bonga (dia 31).
Será dada atenção à reutilização de materiais, sob coordenação da artista olhanense Joana Rocha e a continuidade do trabalho desenvolvido para que o certame seja 100% acessível, mas também mais ecológico, com o uso de copos reutilizáveis, como forma de incentivar à redução do plástico descartável.
O sítio do Medronho regressa à Feira da Serra de São Brás de Alportel, para dar a conhecer este produto milenar ligado à região, em termos gastronómicos e económicos, assim como o habitual São Brás Fashion.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, explicou que a Feira da Serra, «tenta manter a genuinidade daquilo que o Algarve tem de bom, como o artesanato, mas mostra também a inovação que é feita pelos jovens empreendedores que batalham para apresentarem produtos diferenciadores e de qualidade a quem nos visita, desde a doçaria à gastronomia».
Ao todo, a área do evento chega aos 4 hectares, num investimento a rondar os 300 mil euros, que para Vítor Guerreiro, é importante para a economia do concelho, «depois da crise pandémica, estamos aí com uma nova crise e a Feira da Serra é muito importante, para dar esta dinâmica à economia local, porque a câmara investe muito neste evento, mas uma grande parte da verba fica logo na economia local e nas famílias», explicou.
O autarca informou também, que na inauguração do certame, estará o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro e o secretário de Estado da Economia, João Neves. Para Vítor Guerreiro, a presença do ministro «é importante, na medida em que queremos passar uma mensagem forte nesta área».
Já a vice-presidente do município, explicou que a Feira da Serra, «é uma referência na região e no país e um verdadeiro paradigma da defesa do Algarve interior e dos territórios, que tal como nós, se confrontam com enormes desafios, sendo a Feira da Serra um exemplo de grande resiliência».
Marlene Guerreiro recordou que o certame «nasceu» por iniciativa da associação In Loco, com o apoio do município, tendo como objetivo, preservar os pequenos produtores e artesãos que não tinham forma de escoar os seus produtos. «Hoje, continua a ser esse o nosso principal motivo, mas à volta deste "coração" que é a aldeia serrana, foi nascendo todo um círculo de setores e espaços que já são 18, que já pularam a "cerca" e que para nós, é um orgulho sabermos que temos mais parcerias com projetos inovadores e sustentáveis». Entre os projetos inovadores, a responsável avançou que será dado a conhecer um concentrado de biscoitos de cão, que também podem ser provados pelos seus donos, tendo recebido inclusive um prémio de inovação, ou um projeto de São Brás de Alportel de micro vegetais produzidos por peixes.
Este ano, a Feira da Serra conta mais de 80 jovens voluntários, num recorde de participações. Os bilhetes já estão à venda na
Blueticket, ao preço de 4,50 euros (diário) e 14 euros (bilhete para 4 dias, ou bilhete família para 4 pessoas).